Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, no ano de 1253. Pertencente a uma família da pequena nobreza, de educação apurada e cristã, Ivo recebeu uma ótima formação. Aos 14 anos de idade, foi para Paris e Orleans, onde dedicou-se aos estudos de Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Foi aluno de São Tomás de Aquino e São Boaventura.
Exercia a profissão de advogado com maestria, tornando-se conselheiro jurídico e juiz eclesiástico. Trabalhou como juiz episcopal no ano de 1280, na cidade de Rennes.
No ano de 1284, foi ordenado sacerdote, mas continuou a exercer suas atividades como advogado e juiz. Ficou conhecido como o “Advogado dos Pobres”, pela defesa de pessoas com menos recursos e sem condições de pagar pelo serviço. Construiu um hospital, onde cuidava dos doentes pessoalmente, pois era um Frade Franciscano.
Um santo advogado, juiz e sacerdote. Partiu para o Céu com apenas 50 anos, devido às causas naturais, mas deixou-nos um grande testemunho de doação e amor ao próximo. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.
Foi canonizado pelo papa Clemente VI no ano de 1347, a pedido de bispos e autoridades civis. Patrono dos advogados, dos juízes, oficiais de justiça e escrivães, sua festa é celebrada no dia 19 de maio.
“Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente.” (Santo Ivo)
Santo Ivo, rogai por nós!