Após dois anos, o tradicional Encontro Diocesano de Catequistas, o Encontrão, novamente contou com a presença dos evangelizadores de nossa Diocese. Ainda sob as medidas sanitárias e preventivas contra a Covid-19, as atividades de celebração pelo mês do catequista contou com cerca de 70 membros da Catequese das quatro Regiões Pastorais desta Igreja Particular na manhã de domingo (15/08) na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro.
Embora muitos saudosos de finalmente reverem antigos e queridos amigos, os evangelizadores presentes estiveram o tempo todo de máscara e seguiram prontamente as orientações para manterem distanciamento e evitarem aglomerações. Praticamente todas as 33 paróquias da Diocese enviaram ao menos um representante catequista para o encontro.
A temática do Encontrão foi “ser catequista, com o coração de São José”. O assessor diocesano da Catequese, padre Jefferson Monsani, conduziu uma reflexão acerca da Carta Apóstólica Patris Corde, do Papa Francisco, por ocasião do vigente Ano de São José.
BAIXE A CARTA APOSTÓLICA CLICANDO AQUI
Por volta de 9h30, o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu a Santa Missa da Assunção de Nossa Senhora, a qual contou com os catequistas presentes. Em sua homilia, Dom Sergio destacou a obediência de Maria e de São José, trazendo também a riqueza da missão catequética. “Obediência significa saber ouvir. E quem ouve bem pratica bem. O catequista, inspirado pelo exemplo de Nossa Senhora e de São José, tem a importante missão de conduzir e tocar corações para o amor de Deus. Nestes tempos de pandemia, evangelizar é mostrar o amor e a ternura do Senhor”.
RETOMADA DOS ENCONTROS
Ainda de acordo com Dom Sergio, os encontros presenciais de Catequese poderão voltar em breve. “Iremos redigir nos próximos dias orientações para o retorno gradual dos encontros catequéticos presenciais, observando as normas sanitárias e uma frequência menor”, afirmou.
Ao término da celebração, os presentes ganharam um lanche e retornaram para as suas casas. Os evangelizadores que não puderam ir acompanharam toda a programação pela transmissão nas redes sociais da Diocese.
VEJA AS FOTOS
1 Comentário
A vocação de catequista a que somos chamados nos impulsiona, nos anima a estar em saída, a nos encontrar, partilhar, ouvir, aprender e ensinar. Mesmo diante de tantas restrições foi muito bom estarmos juntos. Só agradecer e rezar ao Senhor para que no próximo ano e tantos a frente estejamos todos juntos.