Corpus Christi. Adoração, caridade e participação; Dom Sergio destaca a necessidade de zelo com a Eucaristia

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na tarde de quinta-feira (30/05) a Santa Missa de Corpus Christi na região Pastoral de Araçatuba. A celebração reuniu as 12 paróquias da Diocese e aconteceu na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa , reunindo cerca de 5 mil pessoas.

Em sua homilia, Dom Sergio destacou o aprofundamento e a alegria que o povo de Deus deve sentir ao vivenciar a solenidade. “Cada vez que celebramos uma solenidade, somos chamados a aprofundar ainda mais o amor ao Cristo Jesus e por Ele o acesso ao Pai, por ação do Espírito Santo. E a solenidade de hoje nos convida a olhar com atenção essa realidade: a Eucaristia é o sacramento por excelência; o sacramento que nos congrega como povo de Deus”, explicou.

O Bispo Diocesano mencionou três aspectos essenciais do ensinamento da Igreja acerca da Eucaristia: a participação, a caridade e a adoração.

“O primeiro aspecto que destaco é a participação. Participe da eucaristia. Faça parte da experiência da participação ativa da vida eucarística da Igreja. É preciso ser zeloso com o Sacramento da eucaristia. Fazemos parte do corpo do senhor. Se eu não participo, sou uma parte fora. Venha congregar-se com os irmãos e com a igreja. Se alimente da palavra e do corpo do senhor. Se alimente da convivência com os irmãos de fé”.

“O segundo ponto é que somos chamados a viver a caridade. Não e possível eu participar da Eucaristia e não viver o amor e não abrasar na caridade. Somos agentes de caridade no mundo .

E completou. “Por fim, é necessário, diante da Eucaristia, o sentido profundo nos momentos de Adoração. A adoração santifica a nossa consciência e nutre a nossa mente com a verdade de Deus”.

30 ANOS DA DIOCESE

Em todo território diocesano, as paróquias recordaram dos 30 anos de criação e de instalação da Diocese de Araçatuba, celebrado, respectivamente, em 23 de março e no último 29 de maio. Dom Sergio, recordando o primeiro Bispo, Dom José Carlos Castanho de Almeida (1930-2022), saudou os fiéis.

“São três décadas de agradecimento a Deus pela Igreja onde vivemos a nossa vida cristã. Sejamos zeladores da ação evangelizadores da nossa Igreja. Sejamos portadores da alegria missionária, unidos pelo Bom Pastor”.

PROCISSÃO

Após a Santa Missa e adoração, a procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu as ruas de Araçatuba por cerca de 1 quilômetro, até a Praça Rui Barbosa, marco-zero de Araçatuba. No trajeto, os fiéis foram orando e cantando, sendo o Santíssimo conduzido pelo Bispo e posteriormente pelos padres concelebrantes.

A bênção solene foi conduzida pelo Bispo Diocesano no coreto da praça, lugar histórico da cidade e onde foi colocado um altar. Os fiéis lotaram a praça e muitos se emocionaram com as orações e cânticos.

AGRADECIMENTO

O padre Orivaldo Pereira Filho, pároco da Paróquia Bom Jesus e vigário regional de Araçatuba,  agradeceu a todos os responsáveis pela organização dos tapetes e da missa, bem como todos os fiéis.

“Caros irmãos e irmãs, nas palavras de Santo Ambrósio: “não existe um dever mais urgente do que aquele de agradecer”. Por isso, agradecemos, de coração, o amor, o zelo e a dedicação de todos vocês que colaboraram, direta ou indiretamente, na realização dessa oportunidade de fecunda Evangelização. Nas Estatísticas do Departamento de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal, atingimos o número aproximado de 4.900 pessoas presentes na Praça Rui Barbosa, ou seja, praticamente 5.000 pessoas. Sabemos que o Corpus Christi não é somente um feriado. Mas, ao contrário, é um dia de celebrarmos a nossa Identidade Católica, na qual proclamamos a Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia. Uma oportunidade de testemunharmos e professarmos a nossa fé Católica publicamente. Pedimos perdão por alguma falha involuntária que possa ter ocorrido; contudo, temos certeza de que a Solenidade Eucarística atingiu, plenamente, seu objetivo. Seguimos unidos pela oração. Muito obrigado por vocês existirem”.

1 Comentário

• Agradecer a Deus por permitir celebrar dignamente sua presença real em nosso meio, caminhando conosco pelas ruas de nossa cidade, quando tivemos a graça de celebrar também os 30 anos de criação de nossa diocese. Muita graça é o que podemos vivenciar.

Resposta