Faleceu na tarde de quarta-feira (3/12), em Araçatuba, o padre Dídimo de Campos Filho SDB. Padre Dídimo tinha 71 anos e estava internado no Hospital da Unimed após agravamento de doenças crônicas.
Padre Dídimo tinha 46 anos de vida religiosa salesiana e 38 anos de ordenação presbiteral. O velório ocorre na Capela São Domingos Savio (Capela do Salesiano), em Araçatuba, desde o início da manhã deste dia 4. A missa exequial será presidida às 15h30 e o sepultamento será às 17h, no Cemitério da Saudade, também em Araçatuba.
HISTÓRICO*
Padre Dídimo nasceu em 25 de setembro de 1954, em Corumbá (MS). Ingressou na Casa Salesiana de Campo Grande do Instituto São Vicente como aspirante em 1º de março de 1975, fez o noviciado em São Carlos (SP), iniciado em 31 de janeiro de 1978. Fez a primeira profissão religiosa em 31 de janeiro de 1979, também em São Carlos, e a profissão perpétua em 31 de janeiro de 1985, em Campo Grande (MS).
Sua formação acadêmica ocorreu em instituições salesianas e outros centros de estudo: cursou o Ensino Fundamental em Corumbá (Cidade Dom Bosco) e o Ensino Médio em Campo Grande (ISV). Realizou o ensino superior em Lorena (SP), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, concluído em 1981. Estudou Teologia no Instituto Pio XI, em São Paulo, etapa decisiva de preparação para o ministério sacerdotal
Posteriormente, realizou especialização no Itepal (CELAM), em Bogotá, com foco em Inculturação da Liturgia, ampliando sua formação teológica e pastoral. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987, em Corumbá, por Dom Vitório Pavanello.
Ao longo de sua trajetória, Padre Dídimo desempenhou diversas funções em comunidades salesianas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Entre suas principais atividades, atuou como coordenador de pastoral em Coxipó da Ponte, coordenador de estudos em Corumbá e vice-diretor e coordenador de pastoral em Lins. Trabalhou também como diretor pedagógico e coordenador de estudos no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande.
Também exerceu funções de vice-diretor e capelão em Coxipó da Ponte, vigário paroquial em Nova Xavantina, vice-diretor em Sangradouro (2000) e colaborou na Casa Inspetorial. Serviu ainda como vice-diretor no Colégio São Gonçalo, em Cuiabá e como vigário paroquial e posteriormente diretor, pároco e ecônomo em Barra do Garças (2006–2009). Atuou novamente em Corumbá, na Cidade Dom Bosco, como coordenador de pastoral em 2011. De 2016 em diante, assumiu o serviço de vigário paroquial no Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, e, em 2018, tornou-se reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Em 2022, passou a atuar em Lins como pároco da Paróquia São João Bosco.
Ainda em 2022 a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso conferiu ao padre Dídimo o título de Cidadão Mato-Grossense, por causa do trabalho desenvolvido pelo salesiano como Reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá, onde viabilizou inúmeras obras de assistência aos mais necessitados da cidade.
*Com informações da Missão Salesiana de Mato Grosso
Deixe um comentário