Catedral suspende o Cerco de Jericó; momento de oração será realizado em outubro

Tendo em vista o cumprimento das orientações pastorais em torno da prevenção contra a pandemia coronavírus, a Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, situada em Araçatuba, adiou o Cerco de Jericó deste ano para o mês de outubro. A decisão foi anunciada pelo pároco local, padre José Carlos Guabiraba de Oliveira, na tarde deste domingo (15).

O Cerco, costumeiramente realizado no tempo da Quaresma, começaria na segunda-feira (16/03), às 7h,  quando a Santa Missa iria iniciar o período ininterrupto de 24 horas de oração, até o dia 21.

Conforme o padre Guabiraba, o adiamento foi decidido após conversas com o bispo e os fiéis

Conforme o pároco, a decisão foi tomada após pleno discernimento da situação.

“Atendo aos diversos questionamentos dos nossos fiéis, o bispo Dom Sergio e eu fizemos um pleno discernimento sobre o quadro e decidimos pelo adiamento do Cerco de Jericó. As razões que nos levaram a decidir pela suspensão foram a aglomeração constante em um ambiente fechado, pensando assim no bem-estar dos nossos irmãos e irmãs”, explica.

Guabiraba, no entanto, salienta que o Cerco de Jericó foi transferido para outubro, o mês em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Catedral, do município de Araçatuba e da Diocese.  Conforme ele, as datas serão informadas assim que forem definidas as novas diretrizes.

AÇÕES

A suspensão do Cerco de Jericó da Catedral acompanha uma série de atitudes da Diocese de Araçatuba acerca do quadro de prevenção contra o Covid-19, também chamado coronavírus. Na sexta-sexta-feira (13), Dom Sergio emitiu nota oficial orientando as paróquias, o clero, religiosos, seminaristas, agentes de pastoral e o povo de Deus sobre medidas práticas de prevenção.

Desde sexta, estão omitidos temporariamente nas missas e celebrações da Palavra o abraço da paz, a comunhão Eucarística na boca, o Pai-Nosso de mãos dadas e ainda foram dadas orientações de higienização tanto aos padres quanto aos agentes de pastoral, antes e após as celebrações.

ACOMPANHE O ÁUDIO DO PADRE GUABIRABA COM MAIS INFORMAÇÕES: