Confira os horários das missas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus em toda a Diocese

No início de mais um ano civil a Igreja celebra a Solenidade de Maria Mãe de Deus. Assim como no Natal, na Diocese de Araçatuba, as missas estão mantidas por serem considerados serviços essenciais dentro do Plano São Paulo, o qual desde o dia 25 de dezembro prevê datas estratégicas de faixa vermelha até o dia 3 de janeiro.

As missas acontecem tanto no dia 31 de dezembro quanto em 1º de janeiro. As paróquias se organizaram para seguirem à risca todos os protocolos de segurança, em consonância com as autoridades sanitárias e civis. Há ainda missas que serão transmitidas, atendendo assim os fiéis de grupos de risco ou que não podem sair de suas casas.

As paróquias seguem os protocolos de prevenção contra a Covid-19 conforme os decretos e condições municipais. Em Guararapes, por exemplo, a Prefeitura local decretou ocupação de 20% nas igrejas durante a faixa vermelha temporária do Plano São Paulo. As demais cidades estimam ocupações de cerca de 30% nas igrejas.

A SOLENIDADE*

A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (Theotókos) ocorre dentro das festividades de Natal, na oitava de Natal (oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo), para relembrarmos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. De acordo com a tradição católica, é a primeira Festa Mariana da Igreja Ocidental e começou a ser celebrada em Roma no século VI, possivelmente junto com a dedicação do templo, no dia 1º de janeiro, a “Santa Maria Antiga” no Foro Romano, uma das primeiras igrejas marianas de Roma. Desta forma, esta Festa Mariana encontra seu marco litúrgico no Natal e ao mesmo tempo em que todos os católicos começam o ano novo pedindo a proteção da Santíssima Virgem Maria.

A comemoração de Maria, neste primeiro dia do ano, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que Maria Santíssima. Ela que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu Aquele que personificou a união entre os homens e o amor ao próximo, o Cristo. Celebrar Maria é celebrar o nosso Salvador.

(Fonte: Portal A12)

CONFIRA OS HORÁRIOS DE MISSAS EM TODA A DIOCESE CLICANDO AQUI.