A coordenação diocesana da Campanha da Fraternidade realiza a sua tradicional formação anual entre os dias 28 e 29 de janeiro. Entretanto, em razão da pandemia da Covid-19, o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Araçatuba. Ecumênica em 2021, o tema da CF é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, sendo o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).
A live será conduzida pela coordenação das 20h às 21h30 na quinta e na sexta-feira. Os agentes de pastoral, coordenadores, leigos e todo o povo de Deus poderá acompanhar a formação ao vivo pelo Facebook da Diocese de Araçatuba .
Conforme o coordenador da CF, Ivan Longhini, a formação on-line é uma modalidade inédita, mas que vai integrar toda a Diocese em uma reflexão fundamental sobre a temática da unidade entre os cristãos pela a fé e o amor.
“Vamos refletir sobre possíveis caminhos para o diálogo e a construção de pontes de amor e paz em lugar dos muros de ódio. Este ano, sem os encontros presenciais e com a novidade de fazer on-line, teremos mais esses desafios. Convidamos a todos a conversar, refletir e dialogar sobre nossa caminhada com o Cristo”, explica Longhini.
A CAMPANHA
A Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica escolheu, no dia 7 de janeiro de 2020, o tema e o lema da Campanha. O tema escolhido foi “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).
Nos meses seguintes, por meio de concursos, foram escolhidos o Cartaz da CFE, bem como o Hino.
A Comissão da CFE
A Comissão da CFE 2021 é formada por representantes das igrejas-membro do CONIC, além da Igreja Betesda de São Paulo, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno.
Objetivo geral da CFE 2021
- Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.
Objetivos específicos
- Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
- Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
- Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
- Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
- Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
EDIÇÕES ANTERIORES
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.
A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”.
A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”.
Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico.
CONFIRA O HINO DA CFE 2021
1 Comentário
Muito bom! Nossa Diocese faz todo esforço para as propostas da Igreja sejam levadas a todos irmãos e irmãs em Cristo!