Campanha da Fraternidade 2020 tem início em todo o Brasil; Diocese se prepara com formações em níveis diocesano, regional e paroquial

Começa nesta quarta-feira (26), Quarta-Feira de Cinzas e início da Quaresma, mais uma Campanha da Fraternidade. A iniciativa, que tem mais de 50 anos traz anualmente um tema de reflexão eclesial, social e pastoral não só para os quarenta dias até o Tríduo Pascal, mas também gestos concretos de conversão para todo o ano.

Em 2020, a CF convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

Para Longhini, a Campanha ajuda a retomar os compromissos da vida como um dom

“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto base. Ver, sentir, compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal. Para isso, o texto-base que é dividido em três partes, convida que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.

Dentre os objetivos da CF, está o de apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos; propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas; fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos da superação da indiferença e da violência; promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude, entre outros”.

LEIA TAMBÉM: Conheça o cartaz e o Hino da Campanha da Fraternidade 2020 https://diocesedearacatuba.com.br/conheca-o-cartaz-e-o-hino-da-campanha-da-fraternidade-2020/

O texto-base da Campanha, que pode ser comprado em todas as livrarias católicas da Diocese, é um dos elementos fundamentais na formação e ações da CF. Aliado ao livro, existem subsídios como a Via-Sacra, encontros de Catequese e Crisma, encontros estudantis, etc.

NA DIOCESE

Na Diocese de Araçatuba, as ações de formação da CF são conduzidas pela coordenação diocesana da Campanha, composta por Ivan Longhini, Marisa Longhini e Gladis Ornellas, assessorados pelo padre Cláudio Augusto Costa Sanitá, assessor da Campanha.

Conforme Ivan, coordenador da CF, ocorreram formações em nível diocesano e nas regiões pastorais na Diocese. Em janeiro, em Araçatuba, a formação Diocesana da CF reuniu 80 leigos de todas as paróquias. Na ocasião, um dos assessores foi o professor e psicólogo Ederson Ribeiro Costa, que trouxe os aspectos do texto-base em suas abordagens.

Na ocasião conforme ele, o olhar de Jesus sempre foi de compaixão e de acolhimento. “O dom é dado por Deus, mas o compromisso é escolha nossa. Nosso olhar tem que ser permanente no dia a dia das pessoas. Olhemos a vida do próximo: eis o que nos propõe a Campanha da Fraternidade”, explicou.

Nas regiões pastorais ocorreram formações ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. Em 9 de fevereiro, a Região Pastoral de Andradina vivenciou a formação na Paróquia São Sebastião. Em 16 de fevereiro, a região de Guararapes se reuniu em Valparaíso e a de Birigui, no mesmo horário, na Paróquia São Brás.

REFLEXÃO

Ainda de acordo com Ivan, a CF tem uma série de reflexões fundamentais para a vida em comunidade.

“A Campanha de 2020 nos traz um tema de suma importância: a vida como um dom precioso que Deus nos dá. Como valorizar a vida em uma sociedade cada vez mais excludente, onde todos sofrem demais? A questão este ano é: como podemos ser uma Igreja samaritana para com os outros. E em que momento da História nós deixamos de nos reconhecer como irmãos, e sim nos tornamos competidores e inimigos? A Campanha quer resgatar justamente a importância do enxergar o outro, se compadecer e cuidar”, explica.

Agora, cada paróquia vai trabalhar a Campanha em ações formativas, nas missas e ainda nas orações da Via-Sacra. O gesto concreto da CF ocorre em 5 de abril, Domingo de Ramos, onde ocorre a Coleta Nacional da Solidariedade.

OPORTUNIDADE

Para o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, que abrirá oficialmente a CF na Santa Missa de Cinzas na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, hoje, às 20h, a Campanha da Fraternidade é a prática da fé no período quaresmal.

“A Igreja no Brasil, em suas diretrizes de evangelização, quer imprimir cada vez mais o espírito do Bom Samaritano, esse espírito de não indiferença, e sim da compaixão e se deixando levar pela oração. Nós estamos em tempos onde não possamos ficar indiferente às coisas. A Campanha nos dá oportunidade de realizar um itinerário certo na mística e na busca da caminhada conjunta de atitudes para discutir situações da sociedade que exigem nossa atenção. Nós não passamos nossa existência sem dar sentido de fé e de fraternidade”.

ASSISTA A VIDEORREPORTAGEM COM IVAN LONGHINI COORDENADOR DIOCESANO DA CF