Diversas dioceses e autoridades manifestaram pesar pela morte do bispo emérito de Araçatuba Dom José Carlos Castanho de Almeida, ocorrida neste domingo, em Sorocaba. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) enviou suas condolências e solidariedade ao povo diocesano em nota assinada pelo presidente da entidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Outras dioceses e autoridades também se manifestaram. Confira abaixo.
CNBB
Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de
Dom José Carlos Castanho de Almeida
Brasília-DF, 27 de fevereiro de 2022
Estimado irmão, Dom Sergio Krzywy,
Bispo diocesano de Araçatuba (SP)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom José Carlos Castanho de Almeida, bispo emérito da diocese de Araçatuba (SP), na madrugada deste domingo, 27 de fevereiro.
Expressamos nosso pesar e sentimentos a todo o clero, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, leigos, agentes de pastoral e a todo povo de Deus da Igreja particular de Araçatuba.
Agradecemos a Deus a contribuição que o bispo deu à Igreja no Brasil, estando à frente de dioceses do regional Sul 1 e Centro-Oeste da CNBB, especialmente às dioceses de Santos, Itumbiara e Araçatuba onde o prelado passou espalhando o “perfume do Evangelho” e servindo ao povo de Deus.
Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, aos amigos e a todo o povo de Deus das dioceses por onde dom José Carlos passou e deixou marcas de sua presença como pastor.
Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno de Dom José Carlos Castanho de Almeida.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Nota do Regional Sul 1 da CNBB
A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, recebe com profundo pesar a notícia do falecimento de Dom José Carlos Castanho de Almeida, Bispo Emérito da Diocese de Araçatuba. Depois de sua renúncia ao governo pastoral de Araçatuba, ocorrido em 17 de setembro de 2003, Dom José Carlos mudou-se para Sorocaba, sua diocese de origem, onde viveu aos cuidados de sua família, vindo a falecer na madrugada de domingo, dia 27, após longa enferminade, aos 91 anos.
Nascido aos 14 de junho de 1930, no interior paulista, cidade de Guareí, filho de Accacio Castanho de Almeida e de Joana Pires Castanho. Ingressando no seminário, foi ordenado presbítero em 8 de setembro de 1953, na cidade de Sorocaba, onde foi posteriormente vigário Geral, e exerceu inúmeras outras funções pastorais, até ser nomeado Bispo auxiliar de São Paulo em 10 de março de 1982.
Foi ordenado Bispo pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, no dia 2 de maio de 1982. Foi também Bispo auxiliar da Dicoese de Santos, onde permaneceu até 9 de setembro de 1987, quando foi tranferido para assumir o governo pastoral da Diocese de Itumbiara-GO, tomando posse no dia 25 de outubro de 1987. No dia 23 de março de 1994, foi criada a Diocese de Araçatuba e Dom José Carlos foi nomeado seu primeiro Bispo, tomando posse no dia 25 de outubro de 1987, permanecendo até sua renúncia em 2003, como estabelece o Código de Direiro Canônico.
Agradecendo a Deus, pelo testemunho e serviço de Dom José Carlos, e consolados pelo seu lema episcopal: “Sei em quem acreditei”, a Presidência do Regional Sul 1 da CNBB se solidariza com a Diocese de Araçatuba, bem como com a Arquidiocese de Sorocaba, e expressa seus sentimentos e votos de pesar ao Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, e ao Arcebispo Dom Julio Endi Akamine, ao clero das respectivas Igrejas Particulares e aos familiares de Dom José Carlos.
Nota do Bispo de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira Coelho
À Sua Ex.a. Rev.ma.
DOM SERGIO KRZYWY
BISPO DA DIOCESE DE ARAÇATUBA – SP
NOTA DE PESAR
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia. (2 TM 1,7).
Combater o bom combate é seguir com confiança e obediência os ensinamentos de Jesus, sem temer mal algum, “pois Deus não nos deu espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade”.
A Diocese de Coroatá, através de seu Bispo Diocesano, Dom Sebastião Bandeira Coêlho, vem se solidarizar e expressar nossa comunhão com a Igreja Particular de Araçatuba, nossa irmã, na pessoa do seu Bispo Dom Sergio Krzywy, pela páscoa do Bispo emérito desta querida diocese: Dom José Carlos Castanho de Almeida.
Fazemos votos de que tudo de bom que ele realizou seja preservado, valorizado e seguido por todos os membros do Povo de Deus e que essa Diocese possa continuar seguindo o “caminho sinodal”, caminhando juntos, crescendo na comunhão e participação em vista da missão.
Neste ano em que todos nós estamos ainda empenhados em enfrentar os efeitos desta pandemia e ao mesmo tempo tirar dela possíveis lições, invocamos as bênçãos de Deus para toda essa Diocese de Araçatuba.
Ele soube em quem acreditou.
Neste momento de pesar, mui fraternalmente, prestamos as nossas sinceras condolências e deixamos os nossos pêsames.
Coroatá 28 de fevereiro de 2022
Em Comunhão e esperança,
DOM SEBASTIÃO BANDEIRA COELHO
Bispo da Diocese de Coroatá
_______________________________________________________________________________
NOTA DO ARCEBISPO DE SOROCABA, DOM JÚLIO ENDI AKAMINE
NOTA DE PESAR DA PREFEITURA DE ARAÇATUBA
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Bispo Emérito Dom José Carlos Castanho de Almeida, ocorrido na madrugada deste domingo, em Sorocaba, aos 91 anos.
Homem de Deus, Dom José Carlos Castanho de Almeida sempre foi um farol para sua comunidade, a quem ele sempre acolheu com sabedoria e, acima de tudo, amor.
Seu ministério deixa um legado de trabalho e esperança. Bendigamos ao Senhor por sua vida. Que seu legado continue a ressoar, aumentando seu alcance e inspirando os fiéis ao mesmo empenho no anúncio e vivência do Evangelho. Que os frutos colhidos ao longo de sua vida se tornem novas sementes a serem lançadas no solo fértil da existência humana.
Elevemos aos céus nossas orações de sufrágio em favor de sua alma: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.
DIOCESE DE ITAPEVA
DIOCESE DE MARÍLIA
Nossa solidariedade à Diocese de Araçatuba (SP) pelo falecimento hoje, dia 27 de fevereiro, de seu bispo emérito, Dom José Carlos Castanho de Almeida.
Durante seu pastoreio em Araçatuba, Dom José Carlos trabalhou em comunhão com os bispos da Província Eclesiástica de Botucatu, cuja grande parte da formação dos seminaristas se concentra em Marília.
Confiantes na Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, elevemos preces aos céus pelo seu descanso eterno e pelo conforto de seus familiares, do clero e do povo de Deus da Diocese de Araçatuba.
DIOCESE DE LORENA
Diocese de Lorena manifesta profundo pesar pelo falecimento de Dom José Carlos Castanho de Almeida, Bispo Emérito da Diocese de Araçatuba. Neste momento de dor e pesar para todo o Regional Sul 1 da CNBB, e certos da nossa fé na Ressurreição, nos unimos aos familiares, amigos e aos fiéis da Diocese de Araçatuba para transmitir os nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade, rogando a Deus que conforte os corações de todos.