Missas públicas do Natal do Senhor estão mantidas em toda a Diocese; confira os horários das celebrações

Dom Sergio durante missa; cuidados devem ser reforçados 

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, após reunião com a Cúria Diocesana, decidiu na tarde desta quarta-feira (23) manter as missas públicas em toda a Diocese neste final de ano com todos os cumprimentos sanitários em razão da pandemia da Covid-19.

Assim sendo, as celebrações do Natal do Senhor, bem como a solenidade da Sagrada Família (26 e 27/12) , de Maria, Mãe de Deus (1 e 1º/01) e da Epifania do Senhor (2 e 3/01) poderão ter a presença dos fiéis nas comunidades das 33 paróquias do território diocesano.

Na terça-feira (22), o governo estadual de São Paulo decretou que todo o Estado estará na fase vermelha do Plano SP (considerada a mais crítica e que prevê o não funcionamento de serviços e atividades não essenciais) entre os dias 25 e 27 de dezembro e de 1º e 3 de janeiro. As igrejas e templos são considerados serviços essenciais pelas autoridades.

 

O bispo diocesano orienta a todas as comunidades paroquiais que continuem com todos os cuidados protocolares de acesso às igrejas, como obrigatoriedade de uso de máscara, uso de álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento de lugares, capacidades reduzidas de assentos, etc. As missas públicas foram retomadas em setembro deste ano.

Os cuidados em relação aos fiéis do grupo de riscos, especialmente idosos, pessoas com comorbidades crônicas ou com sintomas são os mesmos: que optem por acompanharem as celebrações de casa. As paróquias irão transmitir a maioria das missas entre os dias 24 e 25 de dezembro. Confira toda a programação de missas clicando abaixo.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS HORÁRIOS DAS MISSAS DO NATAL DO SENHOR EM TODA A DIOCESE

 

AÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL

Em um ano descomunal por conta da pandemia da Covid-19, a Diocese de Araçatuba chega na celebração do Natal do Senhor com preparações e gestos concretos espalhados em todas as 33 paróquias de suas 17 cidades (os municípios de Brejo Alegre e Nova Independência contam com capelas). O tempo do Advento foi marcado pelas novenas e ações pastorais especialmente em prol dos que mais necessitam, atendendo às motivações do bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, que em suas diversas homilias e reflexões pediu uma atenção especial aos mais carentes, especialmente durante a pandemia.

Novena de Natal na Paróquia Santo Antônio, em Araçatuba; on-line e unidos em oração

Além dos preparativos para o Natal, as missas presenciais estão mantidas para a solenidade deste final de ano. Desde setembro, quando as celebrações com fiéis foram retomadas em toda a Diocese, as paróquias precisam estar em consonância com as normas sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel  e restrições preventivas de grupos de risco. Para as missas do Natal, as mesmas regras são mantidas.

A maioria das paróquias da Diocese transmitirão pelo menos um horário de missas do Natal do Senhor. A programação de transmissão ao vivo , bem como sua divulgação, fica a critério de cada comunidade para com seus fiéis.

ORAÇÃO E AÇÃO

Em toda a Diocese, a preparação para o Natal do Senhor ocorreu, no âmbito espiritual, em maioria pela Novena de Natal. De forma mais restrita por conta da Covid-19, as famílias e as paróquias realizaram os nove dias de oração com números reduzidos em casa, nas comunidades e até mesmo on-line.

Foi o que ocorreu na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Araçatuba. Segundo o Vigário-Geral Diocesano e pároco local, padre Charles Borg, a Novena de Natal foi transmitida pelas redes sociais e plataformas de vídeo, com números reduzidos de fiéis participando junto com o sacerdote, ao vivo.

Nas paróquias Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, em Andradina, a Novena de Natal ocorreu na igreja, seguindo todas as normas sanitárias. Após os nove dias de oração, diversos gestos concretos foram realizados, dentre eles a arrecadação de alimentos junto às comunidades.

A imagem pode conter: 29 pessoas, incluindo Alexandre Silva Gama, área interna
Novena de Natal on-line foi alternativa orante nas paróquias, como adotado por grupos da Bom Jesus da Lapa, em Araçatuba

Na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, os grupos, pastorais e movimentos se mobilizaram on-line. A cada dia um grupo de pessoas se organizava, conforme as orientações dos livrinhos da Novena, para condução das orações, que contaram com músicas e até desenhos das crianças. A Novena on-line foi realizada pelo programa Google Meet.

Conforme o padre José Carlos Guabiraba, pároco da Catedral Diocesana N.S. Aparecida, a Diocese prioriza o tempo todo as ações solidárias em suas paróquias, pastorais, grupos e movimentos. Todavia, o tempo do Natal, juntamente com a urgência da pandemia este ano, fomentou ainda mais o espírito de socorro aos que mais necessitam.

“Nossas paróquias realizaram a Novena de Natal, que é um momento muito forte dentro do tempo do Advento como preparaçao do Natal. Este ano, podemos dizer que os gestos concretos foram o tempo todo por causa da pandemia. Aqueles que mais necessitam nunca são esquecidos, mas especialmente no tempo do Natal a mensagem de solidariedade se faz muito presente em nosso povo. Muitas comunidades arrecadaram alimentos, remédios, vestuários, entre outros e socorreram estes irmãos, os quais precisaram ser ainda mais ajudados”, salienta Guabiraba.

Presépio da Matriz da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes; paróquias enviaram fotos e vídeos para serem divulgadas nas redes sociais

PRESÉPIOS

Pelo terceiro ano seguido a PasCom (Pastoral da Comunicação) Diocesana, juntamente com a Assessoria de Comunicação, promoveu o envio dos presépios das comunidades por meio da campanha #NatalDioceseAta . Os registros das imagens natalinas foram enviadas desde o final de novembro. Foram publicadas fotos e videos em média de 60 comunidades paroquiais, englobando todas as 19 cidades da Diocese. As fotos e vídeos podem ser vistas tanto no Facebook quanto no Instagram da Diocese de Araçatuba.

A SOLENIDADE

Conforme o padre Charles Borg, o Natal do Senhor leva cada um a reforçar o reconhecimento de Jesus como a luz que consola e fortalece, especialmente nos tempos atuais de angústia e incertezas.

“Nestes dias angustiantes da pandemia, muitos sentem falta de uma luz orientadora, de um consolo animador, de um gesto que preenche o vazio da solidão, de uma âncora que dá firmeza! De um amigo de verdade, em suma! Decide-se, então, espiar para fora! Para surpresa geral enxerga-se alguém que pacientemente aguarda. Decide-se abrir a porta e Jesus entra, despretensioso, humilde como suave luz, mas com brilho suficiente para vencer toda sombra e afugentar toda treva. Suave luz a aquecer corações e iluminar rostos. Cai-se a ficha de tanto tempo perdido. Convence-se, nunca é tarde! Verdadeiramente, ele é o Emanuel, o Deus-conosco, que vence sempre pelo amor!”.

 

 

X