Croácia, artigo do padre Charles Borg

Biotravel Agência de Viagens e Turismo | CROÁCIA, MONTENEGRO, ALBÂNIA E  GRÉCIAAo leste estão as alpes Dinaricos! Ao oeste desenha-se a vasta costa Adriática. Emerge a pitoresca Croácia, país que integrava a antiga Iugoslávia. Com a desintegração da multiétnica União Soviética, a Croácia tornou-se país soberano em 1992. As exuberantes paisagens se complementam com a espontânea alegria e educada cortesia da população local. A numerosa presença de crianças, em qualquer setor da vida do país, igrejas inclusas, indica uma civilização feliz, esperançosa, marcada por princípios religiosos tradicionais. Andando por várias cidades do país, chama atenção a numerosa presença de igrejas, frequentadas por fiéis de todas as idades. A arquitetura das igrejas é predominantemente sóbria, austera quase.

A presença de fiéis nas celebrações é notável. Tive a oportunidade de visitar algumas comunidades, participando inclusive de celebrações litúrgicas, com igrejas repletas de gente, famílias inclusive, acompanhadas de crianças. O evidente bem-estar da população se manifesta, igualmente, pela limpeza em todos os ambientes acessíveis, incluindo ruas e avenidas. A Croácia é um país exemplarmente limpo.

A privilegiada localização do país, banhada pelo mar do Adriático, atiçou a cobiça e o apetite de várias potências, navais principalmente. Na conhecida cidade de Split, o imperador Diocletiano, notório como o mais implacável e cruel perseguidor de cristãos, mandou construir, em meados do século III, um imponente palácio, literalmente a beira mar. Além da residência oficial do imperador, o palácio abrigava uma minicidade romana, com residências e sítios públicos para os frequentadores do local. Com a derrocada do império romano, o espaço foi logo ocupado por cristãos que cuidavam de “purificar” o local, construindo a catedral, dedicada apropriadamente a São Domnius, o reverenciado bispo local, vítima do cruento imperador. A residência oficial do imperador foi transformada na principal edificação religiosa. Outro templo dedicado a divindade romana foi modificado para abrigar o batistério. O modelo original do batistério está preservado no local, ornado por referências a João Batista. Seu formato de piscina fechada acena para o batismo de imersão, comum nos primeiros séculos da era cristã. O palácio foi sucessivamente ocupado por subsequentes invasores, e consequentemente adaptado às várias exigências culturais. É possível, no entanto, apreciar vários setores originais, que deixam transparecer a opulência da edificação original.

A extensa, e fascinante, faixa litorânea do país é um convite aberto para conhecer diversas pequenas cidades que oferecem abrigo aos inúmeros veleiros que navegam pelos mares Adriático e Mediterrâneo. Zadar pode ser considerada a mais ilustre entre essas cidades, especialmente pelas reminiscências venezianas ali guardadas. A poderosa e influente dinastia veneziana utilizou-se da localização privilegiada da península para estabelecer valioso entreposto para suas embarcações mercantis. Atualmente, os visitantes apreciam restos arqueológicos do Fórum romano, a igreja dedicada a São Lourenço, construída justamente em cima de um antigo templo pagão, como também os imponentes portões venezianos nas muralhas da cidade. Imperdível é o folclórico órgão marítimo na orla conhecida como a saudação ao Sol. O movimento das ondas ativa tubos enterrados debaixo do pavimento emitindo sons de órgão.

Na calçada, representações do sistema solar, alimentados com painéis solares, brilham durante a noite, aguardando o nascer do sol. Engenhosa criação que atrai e encanta o turista! Completam o passeio pelo país, os exuberantes parques aquáticos com seus lagos e numerosas quedas de águas que encantam e extasiam.