Dom Sergio, na missa da Padroeira : Maria é uma mãe cheia de ternura e que cuida de nós”

Dom Sergio: “Celebrar a festa da Padroeira da nossa Diocese é contemplar com alegria e com confiança a imagem da Mãe Aparecida, que é uma mãe cheia de ternura e que cuida

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na noite desta quarta-feira (12/10) a Santa Missa de Nossa Senhora Aparecida na Catedral Diocesana de Araçatuba. O pároco local, padre José Carlos Guabiraba, concelebrou na solenidade.

A missa contou com grande participação dos fiéis locais e de autoridades do município, dentre eles a vice-prefeita Edna Flor e o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa.

Em sua homilia, Dom Sergio destacou uma orientação do Papa Francisco, por ocasião da visita Ad Limina dos bispos do Estado de São Paulo. Dom Sergio encontrou o pontífice em 29 de setembro, em audiência com os demais bispos presentes.

“Na ocasião, estivemos duas horas em audiência com o Papa Francisco. E ele nos orientou a transmitir ao povo de Deus de nossas Dioceses o seguinte cuidado: cuidado com a ‘mundanidade’ espiritual. E o que isso significa? O Papa alertou justamente para os riscos de não fazermos uma verdadeira experiência do Deus Vivo. É Ele quem nos dá maturidade e indica o caminho correto. O Papa ainda nos motivou a ajudar o povo nesse caminhar”, explicou.

Recorrendo à liturgia da missa, Dom Sergio lembrou de Maria e de Ester, as quais intercederam pelo bem do povo de Deus. “Temos que fazer um discernimento e não sermos levados pelas enxurradas de práticas que nos levam à ‘mundanidade’. Cuidado para não cairmos na artimanha da mentira, da divisão e da violência. Temos que dar um basta a tudo isso por meio do ensinamento de vida fraterna no caminho de Jesus. É atender o pedido de Maria nas Bodas de Caná: fazer tudo o que Ele vos disser”.

TERNURA

Dom Sergio destacou ainda que a Mãe Aparecida nos guia a Jesus, o caminho seguro, e nos leva também a nos comprometer a sanar desafios. “Maria, em sua maternidade, faz de tudo para nos conduzir ao seu filho Jesus. Temos que celebrar essa verdade: todos são chamados à salvação e ninguém é excluído. Temos atualmente desafios enormes como a fome, o desemprego, a falta de moradia, entre outros. Se nós abraçarmos a causa divina, não vamos errar o caminho. Cuidado: há muitas práticas ditas religiosas que causam divisão, mas a fundamental é a que tem na base o encontro com Deus”.

E concluiu. “Celebrar a festa da Padroeira da nossa Diocese é contemplar com alegria e com confiança a imagem da Mãe Aparecida, que é uma mãe cheia de ternura e que cuida. E ela nos pede: façam o que Ele vos disser. Sigam o meu filho.
Ao término da celebração, as crianças da Catedral entraram em procissão com a imagem da Padroeira, sendo posteriormente feita bênção final do Bispo.