Domingo de Ramos: em homilia, Dom Sergio pede união e solidariedade em tempos de pandemia

Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação

Iniciando a Semana Santa, o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu a Santa Missa de Domingo de Ramos na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, na manhã de 05 de abril. A missa, sem os fiéis por cumprimento de decreto episcopal e do Poder Público devido às medidas preventivas contra o Covid-19, foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Diocese de Araçatuba.  Concelebrou com Dom Sergio o pároco local, padre José Carlos Guabiraba.

Em sua homilia, Dom Sergio saudou os internautas e lembrou dos fiéis que colocaram ramos em suas casas, seguindo orientações litúrgicas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo ele, a celebração de Domingo de Ramos possui pontos distintos, como a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e depois a Paixão do Senhor, que é antagônica a alegria inicial.

Santa Missa foi transmitida pelas redes sociais da Diocese

“Aquele povo que o aclamou é o povo simples que vem para a festa da Páscoa em Jerusalém. Eles ficam acampados do lado de fora por não terem condições de se abrigarem na cidade. Muitas pessoas traziam no coração os encontros pelos quais conheceram Jesus e seu anúncio. O Cristo Senhor manifestou o rosto amoroso do Pai e a salvação de amor do Pai”.

BONDADE

O bispo diocesano ainda lembrou a caminhada feita na Quaresma e do compromisso da Campanha da Fraternidade 2020. “Ao longo de nossa vida cristã celebramos o mistério pascal do Senhor, e trazemos no coração a experiência maravilhosa com Jesus, que reina em nossas famílias, em nossas paróquias e em nossa Diocese. E  nós queremos renovar, com os ramos nas mãos, a nossa adesão a ele. Os ramos são símbolos de compromisso de todos discípulos e missionários. Queremos, assim como Cristo, sermos servos obedientes. Queremos ser discípulos bondosos e amorosos, fazendo da vida um dom e um compromisso missionário.

“Neste tempo difícil de pandemia que estamos vivendo, queremos também manifestar a nossa fé e a confiança em Deus. Sabemos que devemos tomar muitos cuidados, mas se fizermos a nossa parte Deus confirma também com sua bondade,  o bem que fizemos. Nestes dias, como o Cristo e o bom samaritano, também recordemos daqueles que estão cuidando dos irmãos enfermos, principalmente acometidos pelo Novo Coronavírus, como os profissionais da saúde e todos os trabalhadores empenhados em dar a vida para manter a vida dos irmãos e irmãs. É tempo de somar todos os esforços, aclamando Jesus como rei no viver do amor e da ternura, socorrendo, sendo oblativos e criativos,  os que mais necessitam”, conclui.

ASSISTA A SANTA MISSA (a partir de 7 minutos)

SEMANA SANTA E AS TRANSMISSÕES

Além da missa de Ramos, as demais missas da Semana Santa presididas pelo bispo serão transmitidas pelas redes sociais e o YouTube da Diocese. Na quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor será às 19h30; na sexta-feira da Paixão, a celebração será às 15h; no sábado, a Missa da Vigília Pascal será às 19h30 e a missa do Domingo de Páscoa, às 10h.

VEJA GALERIA DE FOTOS: