Em nota, bispo diocesano reforça medidas preventivas contra a Covid-19; missas e atividades públicas seguem suspensas

Em nota oficial divulgada na manhã desta sexta-feira (14/08) ao Clero, diáconos, seminaristas, religiosos, agentes de pastoral e fiéis em geral , o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy  reforçou as medidas preventivas contra a pandemia do Covid-19.

 

Conforme a nota, segue em vigência o decreto do dia 19 de março, no qual informa a suspensão das missas e atos públicos, reiterado em circulares e notas enviadas como reforços das orientações em abril e em maio.

De acordo com a nota, neste mês os sacerdotes com ofício na Cúria Diocesana, bem como os padres vigários das Regiões Pastorais de Araçatuba, Guararapes, Andradina e Birigui foram convocados para reuniões devido o avanço da região de Araçatuba para a fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização. Foi deliberado, após consulta a especialistas durante o encontro, a manutenção das medidas de restrição preventivas.

CONSULTAS

“Definida a fase amarela em nossa região, convocamos os padres com ofício na Cúria para encaminhar as deliberações sugeridas em reunião realizada com os vigários regionais no último dia 10 deste corrente mês.  Além disso, com o objetivo de deliberar com consciência e responsabilidade em favor da Igreja Diocesana, prudentemente consultamos um renomado infectologista e um conceituado servidor público. Na opinião deles, no atual estágio da pandemia, franquear ao público acesso presencial a celebrações permanece precoce. Consequentemente, desaconselhável. Sendo assim, permanecem vigentes o Decreto e as Notas Oficiais que contêm orientações pastorais para procedimentos em nossas comunidades paroquiais em todo o território diocesano”.

Dom Sergio também destaca as medidas solidárias promovidas durante a pandemia, enfatizando as ações paroquiais de solidariedade levantadas pela assessoria diocesana das Pastorais Sociais. (Veja matéria sobre o assunto em nosso portal clicando aqui).

ATENÇÃO ESPECIAL

O bispo diocesano reitera que os desdobramentos da pandemia, bem como as orientações sanitárias, seguem sendo monitoradas com atenção e zelo. “Continuamos acompanhando atentamente os desdobramentos da pandemia, que são dinâmicos. Novas evoluções demandam oportunos ajustes. Cuidaremos de manter a Família Diocesana informada e orientada”, conclui.

 

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

 

4 Comentários

  • Precisamos e queremos Missas Presenciais. Exija das paróquias protocolo de higiene a seguir, aumentem as missas e com menas pessoas, disponibilizem álcool gel, e estipulem regras. Precisamos de Jesus Eucarístico.

  • Concordo plenamente com a atitude tomado do nosso Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, pois analisando a situação atual apesar do avanço para fase Amarela, vemos ainda o índice de infectados e de mortes na crescente em nossa região e sem dúvida alguma é muito acertado a decisão de esperar mais um pouco.

  • Muito prudente e oportuno este esclarecimentos. Saudades da missas sim, mas primeiro o outro. Vamos cuidar para que tudo volte ao normal o mais breve.

    • Ângela, as decisões do bispo diocesano e dos conselhos de sacerdotes não se baseiam em decisões egocêntricas e tampouco individualistas, como você menciona, mas sim observando todo o cenário do território diocesano e, contribuindo para a preservação de vidas, as decisões são tomadas. Seria um descalabro privar as pessoas do centro da vivência da fé. E não tem sentido os líderes da Igreja Diocesana o fazerem. As medidas preventivas são de exceção e temporais. Entendemos perfeitamente a saudade e até mesmo a necessidade de cada um, mas como corpo eclesial e laical precisamos ter toda a dimensão da realidade. Acerca da “fé esfriada” mencionada, vemos nas ações e gestos concretos de nossas paróquias e pastorais, grupos e movimentos que a fé que vê, sente compaixão e cuida está mais avivada que nunca, basta você acompanhar em nossas paróquias e mídias oficiais as ações solidárias e de caridade efetivamente promovidas, além de encontros, formações, adorações e até retiros on-line vivenciados com o mesmo ardor e compromisso de antes e de sempre. Deus abençoe. Rezemos juntos.

Comentários estão fechados.

X