On-line, secretários paroquiais participam da quarta edição de formação anual diocesana

Por Cláudio Henrique – Assessoria de Comunicação Diocesana

Os secretários das 33 paróquias da Diocese de Araçatuba participaram na tarde de sexta-feira (11/12) da quarta edição da formação diocesana anual. Devido a pandemia vivenciada no momento, o encontro foi feito remotamente, utilizando a plataforma de videochamadas Zoom.

Conforme dados da organização, cerca de 50 secretários participaram de pouco mais de duas horas de formação. O número de secretários leva em conta tanto a matriz paroquial quanto as comunidades que possuem expediente de secretaria. O tema escolhido para 2020 foi a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

O encontro teve início às 15h com a acolhida e as orientações do padre Carlos Rogério da Silva, pároco da Paróquia N.S. Aparecida, de Guaraçaí. A oração inicial foi conduzida pelo padre Lucas da Silva, procedida da apresentação da composição da mesa formadora por parte do padre Eurico Aragão, vigário da Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu.

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy saudou os presentes e fez as suas considerações iniciais. Dom Sergio acolheu os presntes e expressou a sua alegria: “Nosso desafio atualmente tem sido manter essa comunicação tão importante pelos recursos tecnológicos. Muito me alegro e parabenizo os padres presentes, os formadores e todos os secretários. Essa formação está em sintonia com as propostas da CNBB e da Igreja”, destacou.

Posterior a saudação episcopal, o chanceler da Diocese de Araçatuba, padre Orivaldo Pereira Filho, um dos organizadores da formação, relembrou as formações anteriores e também explicou o tema. O sacerdote explica que a temática vai de encontro com as rotinas de informação e assessoria burocrática aos párocos e vigários.

“O secretário exerce a caridade , pois ele acolhe o fiel em suas demandas espirituais, documentais e sacramentais. As pessoas podem ou não se aproximarem da Igreja a medida em que são recebidas neste primeiro contato com o secretário ou a secretária. Por isso continuamos esse projeto, o qual nasceu no coração do padre Adriano (padre Adriano Rodrigues da Silva)”, explicou.

FORMADORES

O primeiro formador a ministrar foi o juiz criminalista, Doutor Henrique Castilho. O magistrado apresentou o âmbito jurídico da aplicação a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais aos presentes por 30 minutos. Em seguida, o promotor de Justiça, Álvaro Ruas, deu sequência ao tema por mais 30 minutos, dando ênfase ao assunto a partir da Igreja.

Após a formações, os participantes puderam interagir com os formadores por meio de perguntas, sendo a oração conclusiva e os agradecimentos feitos pelo padre Orivaldo, ao término.

A formação anual de secretários começou com iniciativa do padre Adriano da Silva, antes chaceler diocesano. O encontro ocorre sempre no segundo semestre com o objetivo de promover a capacitação eclesial e específica de legislações, canônicas ou civis, dos profissionais que fazem o primeiro contato com as demandas dos fiéis, sendo um elo importante entre o povo de Deus e o dia a dia das paróquias e dos párocos e vigários.