Paróquias, pastorais , grupos e movimentos fazem tapetes alternativos no Corpus Christi

Inédito após alguns anos ( onde os impeditivos eram apenas  o tempo chuvoso), os tradicionais tapetes de Corpus Christi não foram realizados em 2020 devido às prevenções contra o Novo Coronavírus. Todavia, a adoração ao Cristo Eucarístico e a criatividade na manifestação da fé tomaram conta de paróquias, pastorais, grupos e movimentos da Diocese de Araçatuba.

A RCC (Renovação Carismática Católica) e o Movimento de Cursilhos de Cristandade promoveram tapetes virtuais e residencais. Ou seja: os fiéis, de suas casas e ao seu modo, criaram desenhos ou adaptaram objetos para externarem toda adoração.

Em Andradina, a Paróquia Nossa Senhora das Graças e em Birigui, a Paróquia São Benedito e São Cristóvão promoveram a confecção de tapetes artesanais nas próprias igrejas. Durante as missas on-line, o Santíssimo Sacramento passou por eles, numa adaptação às procissões tradicionais da solenidade, também suspensas este ano. O mesmo ocorreu nas paróquias do Senhr Bom Jesus da Lapa, em Araçatuba, São José, em Castilho, e São João Batista, em Mirandópolis.

SOLIDARIEDADE DIOCESANA

Além dos tapetes artesanais,tanto as duas paróquias quanto as outras da Diocese de Araçatuba estão arrecadando alimentos dentro da proposta de gesto concreto para o Corpus Christi, proposta pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy em vídeo com mensagem para toda esta Igreja Particular (Assista aqui).

As doações podem ser feitas nas comunidades paroquiais mais próximas de sua casa.

“A Eucaristia nos faz Igreja e comunidade de amor”, afirma padre

Para o padre Rafael Casari da Silva, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a iniciativa de confecção dos tapetes vem da manifestação de unidade com o povo paroquial, sendo o gesto concreto a manifestação fraterna desse anseio. “Todos os anos realizamos o Corpus Christi solidário, e esse ano tomamos a iniciativa, mesmo com as restriçoes devido à pandemia. Propusemos que cada pastoral e movimento realizasse a confecção, dentro das regras de isolamento social, fazendo tapetes usndo o material TNT, diferente dos oturos anos”, explica.

De acordo com o padre, os atos são dimensões da adoração à Eucaristia. ” Todos estes gestos são formas de mantermos os fiéis presentes e expressando o desejo de todos estarem este ano decorando as ruas para o Senhor passar.  Comungar a mesa da Palavra é viver a dimensão da solidariedade. Nesse tempo difícil, vemos quantas inciativas existem entre nós. Assim, a Eucaristia no faz Igreja e nos faz comunidade de amor, fazendo de nós mais solidários e fraternos. Que Jesus, o Pão da Vida, faça crescer em nós o amor, o perdão, a justiça, a unidade, a paz e a solidariedade”, conclui.

Vejas imagens: