Santa Rita de Cássia: comunidade de Araçatuba prepara dia da padroeira com novena e missas

Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Padroeira das causas impossíveis, Santa Rita de Cássia é celebrada em 22 de maio

Considerada uma das festividades mais tradicionais da Diocese, as festividades em louvor a Santa Rita de Cássia realizadas pela comunidade em louvor à intercessoras das causas impossíveis, em Araçatuba, se iniciaram dias antes do dia 22 de maio, data em que a padroeira é celebrada.

Segundo o pároco da Paróquia Sant’Ana, a qual responde pela Capela Santa Rita de Cássia, padre Fernando Stanicheschi, serão celebradas cinco missas presenciais na comunidade, no dia 22, um sábado. De acordo com ele, mais uma vez a data é marcada pela pandemia, sendo Santa Rita uma grande intercessora pelo combate aos males da Covid-19.

“Para este ano haverá cinco missas presenciais nos seguintes horários: 8h, 10h, 15h, 18h, 19h30. Tivemos um  sistema de retiradas de senhas para participação dos fiéis, considerando a capacidade da capela e demais normas sanitárias”, explica Stanichesci, destacando a capacidade de 30% do templo.

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidirá a Santa Missa das 10h. Todavia, o pároco afirma que todas as senhas já foram esgotadas. “Tivemos uma grande procura, então agora orientamos aos fiéis devotos que não conseguiram senhas a acompanhar as transmissões on-line das missas às 18h e às 19h30”.

A comunidade promove, desde o dia 13 de maio, a novena online de Santa Rita de Cássia. Nela, os padres da comunidade (além do padre Fernando, o vigário, padre Roberto Teixeira) conduzem as orações. Os vídeos são disponibilizados no Facebook da Capela. As missas transmitidas também serão por meio da rede social.

GESTO CONCRETO

O pároco também solicita aos fiéis que façam um gesto concreto: a doação de alimentos. Santa Rita, segundo a tradição de fé, era uma mulher generosa . “Como gesto concreto em louvor a Santa Rita de Cássia, a Capela está recebendo a doação de alimentos não perecíveis, destinados as famílias necessitadas”.

Stanicheschi também destaca a perseverança e vitória da padroeira. “Pelo testemunho admirável dos santos, o Senhor revigora constantemente a Igreja. Santa Rita recebeu a graça enorme de uma generosidade transbordante de querer amar Jesus. Mesmo em meio as dores e dificuldades da vida ela amou Jesus, se unindo a Ele na paixão. E por este amor grandioso ela se tornou a santa dos impossíveis”, explica.

O pádre também motiva os fiéis a terem a mesma fé e a mesma coragem diante das lutas, assim como a padroeira. ” Neste tempo de luta contra a pandemia do coronavírus, de sofrimentos, de afastamento de tantas atividades e de crises de todos os tipos, Santa Rita nos ensina a nunca perder a coragem diante das adversidades da vida. Que seu exemplo nos inspire a superar essa crise que vivemos e nos ajude a imitar o seu exemplo de caridade e entrega a Cristo”, conclui.