Na manhã de domingo (09/6), o seminarista Igor Andrade Alves recebeu o ministério de leitor e de acólito, passo inicial fundamental para as futuras ordenações que o seminarista se prepara.
A Santa Missa de instituição dos ministérios foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy na Paróquia Sant’Ana de Araçatuba. O pároco local e reitor do Seminário São José, padre Fernando Stanicheschi, e o vigário da Paróquia São Brás de Birigui, padre Roberto Holgado de Rezende, concelebraram. Familiares e amigos do seminarista também se fizeram presentes na missa.
Alves faz atualmente pastoral nas paróquias São José de Piacatu e Nossa Senhora das Graças, em Santópolis do Aguapeí. Ele está no quarto ano de Teologia.
O MINISTÉRIO
Em 1973, o papa Paulo VI publicou a carta apostólica Ministeria quaedam, que estabelece os ministérios leigos de leitor e de acólito, a ser conferidos a todos os candidatos às ordens sagradas. O cânon 1035 do Código de Direito Canômico ensina que “antes da promoção ao diaconato, seja permanente ou transitória, devem-se ter recebido os ministérios de leitor e de acólito, os quais devem ter sido exercidos durante um tempo apropriado”.
O ministério de Leitor consiste em viver a Palavra, sendo o seminarista instituído para a função que lhe é própria, de proclamar a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Já o acólito é instituído para ajudar, no altar do Senhor, o diácono e para servir o sacerdote.
Fotos
https://drive.google.com/drive/folders/1Xe-u7s-xH9iuYSTg5D_91dh2gMVGLavP?usp=sharing
Deixe um comentário