Diocese transmite 17º Encontro Diocesano de Oração pelas Vocações neste sábado

Dom Sergio conduzirá momento orante no seminário; transmissão ao vivo

O 17º Encontro Diocesano de Oração pelas Vocações da Diocese de Araçatuba acontece neste sábado (07/08). Novamente on-line, o encontro será transmitido pela página no Facebook da Diocese.

O momento de oração será presidido pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, com a presença dos seminaristas diocesanos, diretamente do Seminário São José, em Araçatuba.

Em carta enviada ao Clero, religiosos, religiosas, seminaristas, agentes de pastoral e leigos, o assessor diocesano do SAV (Serviço de Animação Vocacional), padre Rafael Casari da Silva, explica o tema e o lema deste ano. “este ano de 2021, a escolha do tema central “Cristo nos salva e nos envia”, vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, proposto numa reflexão dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil e, o lema escolhido para acompanhar este mês vem do versículo 24 do capítulo 5 do Evangelho segundo João: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24)”, explica.

Silva destaca a unidade diocesana em torno do momento orante, motivando a participação na transmissão. “Que este Mês Vocacional continue irradiando o compromisso e o zelo da Igreja por todas as vocações, sempre conscientes de que não somos nós os detentores do convite vocacional, mas instrumentos do chamado de Jesus Cristo, autor e princípio da visibilidade vocacional trinitária”.

Leia na íntegra a carta do assessor diocesano.

Queridos irmãos e irmãs,
Paz e benção no Senhor.

Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo
nos salva e nos envia”, iniciamos o Mês Vocacional em nossa Diocese, neste ano de 2021. Em 1981,
a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto
como o Mês Vocacional. O objetivo principal foi para conscientizar as comunidades acerca da
responsabilidade que compartilham no processo vocacional de toda pessoa humana, chamada a
testemunhar a sua resposta ao convite de Deus. Por esse motivo, cada domingo do mês de agosto é
dedicado à celebração e reflexão de uma determinada vocação.

Cartaz do encontro

No primeiro, celebram-se osacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto a Semana da Família; no terceiro, a vida consagrada; e, por fim, no quarto, a vocação dos Leigos e Leigas.

Neste ano de 2021, a escolha do tema central “Cristo nos salva e nos envia”, vem da
Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, proposto numa reflexão dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil e, o lema escolhido para acompanhar este mês vem do versículo 24 do capítulo 5 do Evangelho segundo João: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). É bom ressaltar que na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são as coisas mais importante a serem anunciadas, aquilo que nunca se deveria calar e que todos precisamos
sempre escutar.

Já em 2020, o Serviço de Animação Vocacional do Brasil se deteve na primeira
verdade como tema de aprofundamento, escolhendo como tema: “Amados e chamados por Deus”, e o lema: “És precioso a meus olhos… eu te amo” (Is 43,4). Neste ano de 2021, a meditação seguirá a segunda verdade para inspirar a certeza de que “Cristo nos salva e nos envia”. Ao final deste triênio, a partilha será no foco da terceira verdade, a qual dá o nome à Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo Vive), coroando, assim, a realização do Ano Vocacional, marcado para 2023.

Como forma de expressar nossa unidade diocesana, no próximo dia 07 de agosto
(sábado) às 16h00, por meio das redes sociais (Facebook) da Diocese de Araçatuba,
iremos realizar o 17º Encontro Diocesano de Oração pelas Vocações com a Oração do Santo
Terço. Que este Mês Vocacional continue irradiando o compromisso e o zelo da Igreja por todas as
instrumentos do chamado de Jesus Cristo, autor e princípio da visibilidade vocacional trinitária.
Rezemos juntos nesta intenção! Que a Virgem Maria, Mãe das Vocações, esteja ao nosso lado e nos
ajude a sustentar nossa vocação de Discípulos Missionários.
___________________________________________
Pe. Rafael Ap. Casari da Silva