Missa do Domingo de Ramos é marcada pelo retorno dos fiéis após dois anos; veja as fotos

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na manhã deste domingo (10/4) a Santa Missa de Domingo de Ramos na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Após dois anos de restrição presencial devido a pandemia da Covid-19, os fiéis, jubilosos e com os devidos cuidados sanitários ainda orientados, encheram a igreja.

A reportagem conversou com dezenas de fiéis antes e depois da missa. Neles o sentimento de gratidão e louvor por poderem celebrar a Semana Santa presencialmente.

“Após dois anos do vazio dos irmãos, graças a Deus podemos estar aqui reunidos na celebração dos mistérios de Cristo na Semana Santa. É uma emoção grande”, disse Paulo César, colaborador da Catedral.

Em sua reflexão na homilia, Dom Sergio destacou a misericórdia e o gesto concreto de amor pelo Pai. Segundo ele, Cristo se fez o servo sofredor e acolhedor da Palavra: ” Assim como diz a Campanha da Fraternidade, a liturgia de hoje nos mostra Jesus ensinando  o valor do amor. Ele é o rosto misericordioso do Pai, aquele que age por amor, mesmo com toda a violência sofrida. Ele vence a violência com o amor”.

De acordo com o Bispo, quando não agimos por amor, a violência ceifa a vida dos irmãos: “Muitos perguntam o porquê de Deus não acabar com as guerras e as violências do cotidiano. Mas somos nós quem devemos parar com os atos violentos. Jesus continua morrendo nos irmãos que sofrem no dia a dia com os males do ódio”, afirmou.

Dom Sergio ainda destacou que a Semana Santa deve ser um pleno ensinamento de conversão. “A Liturgia deste domingo começa com a entrada triunfante, mas simples, de Jesus em Jerusalém, porém acaba com a sua condenação e morte. Jesus escolhe o caminho do amor. Que a Semana Santa nos ensine o caminho da conversão e de mudança concreta”, concluiu.

VEJA AS FOTOS