Diocese tem dois novos diáconos. Francis e Rafael são ordenados em Andradina; veja as fotos

Diácono Francis, Dom Sergio e diácono Rafael; os ordenados continuarão a servir os fiéis de Andradina

A Diocese de Araçatuba ganhou na noite de 30 de abril de 2022 dois novos diáconos para o bem servir de Deus e do povo desta Igreja Particular. Foram ordenados pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy Francis Morais do Nascimento e Rafael Lopes da Silva. A cerimônia ocorreu em Santa Missa presidida por Dom Sergio na Paróquia São Sebastião de Andradina.

Concelebraram com Dom Sergio os bispos diocesanos de Assis, Dom Argemiro Azevedo, e de Itapeva, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, os quais acompanharam os primeiros anos de formação dos neo-diáconos. Estiveram presentes também padres, diácono e seminaristas da Diocese de Araçatuba e das Dioceses de Lins e de Assis.

ASSISTA NOVAMENTE A SANTA MISSA 

Os fiéis vieram de todas as paróquias da Diocese, especialmente das comunidades onde os neo-diáconos serviram em pastoral na época de seminaristas. Eles lotaram a nave da igreja matriz e também o salão paroquial. Os familiares de Francis e de Rafael também prestigiaram, emocionados, a celebração de ordenação.

OBEDIÊNCIA, DISPONIBILIDADE E CONFIANÇA

Em sua homilia, Dom Sergio dirigiu sua reflexão ao histórico do serviço do diaconato na Igreja e também a importância deste ministério para a evangelização.

“Para apascentar e crescer ainda mais o povo de Deus, o Cristo Senhor constituiu na Igreja diversos mistérios para serem membros de seu corpo. Os diáconos sempre estiveram grande estima na Igreja. Vemos na Carta de São Paulo a Timóteo, vemos Paulo pontuando diversas virtudes dos diáconos. Assim também se dá a história da Igreja, a qual sempre apontou dotes do diaconato como sendo: a fidelidade em Cristo, a integridade moral e a submissão ao bispo”, afirmou.

O Bispo salientou que o tempo de diaconato ajuda na preparação para o sacerdócio. “Santo Inácio de Antioquia afirma que o diaconato é o ministério do próprio Cristo. Nos exercícios das funções diaconais, os futuros presbíteros demonstram a sua capacidade e o valor de seu trabalho, e adquirem a preparação necessária para o ministério sacerdotal. É o que nós esperamos do Francis e do Rafael”.

Dom Sergio também refletiu os lemas escolhidos pelos neo-diáconos. “Por isso hoje é um dia de imensa alegria para a Igreja Particular de Araçatuba. O Senhor pede a Jeremias, conforme a leitura desta liturgia, obediência, disponibilidade e plena confiança, e promete assistência contra as adversidades. A fraqueza humana não é obstáculo para Deus. O lema escolhido pelo nosso irmão Francis (“A todos a quem eu te enviar, irás”) remete aos elementos típicos da vocação: obediência, disponibilidade e plena confiança em Deus. O mesmo encontramos no lema do nosso irmão Rafael: “Recebei-me, Senhor, segundo a vossa promessa” (Salmo 119,116). Todo cristão deve desempenhar as suas funções com humildade, com zelo pelos dons de Deus, com a união e a caridade sinceras. O cristão não vive em um mundo especial, mas tem o maravilhoso segredo da alegra”, declarou.

E encerrou. “Fortalecidos com o dom do Espírito Santo, vocês vão ajudar o bispo, o Clero e a todos os irmãos. Vocês exercerão o serviço da caridade em nome do Bispo e do pároco. Quanto a vós, filhos queridos Rafael e Francis, o Senhor vos deu o exemplo para fazer igual a Ele. Sirvam com a alegria”, exortou o Bispo Diocesano.

AGRADECIMENTO E SAUDAÇÕES

Dom Arnaldo e Dom Argemiro também cumprimentaram os neo-diáconos em suas reflexões. O Bispo de Itapeva recordou que fora formados de Francis e Rafael e reforçou sua pertença histórica à Diocese de Araçatuba.

“Fui ordenado diácono, presbítero e bispo nessa Diocese. Apesar da distância que hoje estamos me sinto pertencente a esta diocese que amo muito. Lembro de vocês nas minhas orações. E a ordenação diaconal desta noite é sinal que Deus ama sem medida o seu povo e a sua Igreja. Deus abençoe os nossos neo-diáconos”.

Já Dom Argemiro parabenizou os neo-diáconos e desejou mais vocações para a Diocese e toda a Igreja. “Quero desejar a essa Diocese muitas bênçãos de Deus. Trago minhas orações ao Francis e ao Rafael, bem como a todos os irmãos. Que venham mais e mais vocações a agregarem nessa Igreja Particular”, afirmou.

Ao final da Santa Missa, os neo-diáconos agradeceram os familiares, formadores, o Bispo Diocesano Dom Sergio, todo o Clero e as comunidades por onde passaram. Francis continuará servindo como diácono a Paróquia São Sebastião de Andradina. Rafael também segue servindo em Andradina, mas na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

GALERIA DE FOTOS

(Créditos: Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação Diocesana (é preciso citar o autor, conforme as leis sobre direitos autorais)

X