Setor Juventude promove Missão Jovem em Brejo Alegre entre os dias 29 e 31 de julho

Missão Jovem 2019, em Santópolis do Aguapeí, a última realizada.

Após dois anos suspensa por conta dos quadros mais críticos da pandemia da Covid-19, a Missão Jovem Diocesana é retomada em 2022. Promovida pelo Setor Juventude da Diocese de Araçatuba, a missão ocorre este ano na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Alegre, entre os dias 29 e 31 de julho.

Em comunhão com o Ano Missionário Jubilar, o tema da missão será “A Igreja em estado permanente de Missão” e o lema, “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Conforme estimativa da coordenação diocesana do Setor Juventude, cerca de 100 jovens devem participar das missões pelas casas da comunidade brejo-alegrense nos três dias.

O assessor diocesano do Setor Juventude, padre Luiz Henrique Carreira, destaca que a missão é um marco na fé dos jovens diocesanos, sendo relevante na maturidade pastoral e vocacional dos envolvidos.

“Esta Missão será um marco para a nossa juventude que tem se encorajado com as palavras do Papa Francisco desde a sua exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit: “Se sabemos escutar o que nos diz o espírito, não podemos ignorar que a Pastoral Juvenil deve sempre ser uma pastoral missionária. Os jovens se enriquecem muito quando superam a timidez e se atrevem a visitar casas e, dessa forma, tem contato com a vida do povo, aprendem a olhar além de sua família e seu grupo, começam a entender a vida de forma mais ampla. Ao mesmo tempo, sua fé e seu sentido de pertença a Igreja se fortalecem. As missões juvenis, que geralmente se organizam durante as férias, após um período de preparação, podem causar uma renovação da experiência da fé e até propostas vocacionais.”

O assessor ainda aborda o espírito missionário como expressão de comunhão diocesana. “Destaco a alegria de ver, após a interrupção das atividades nesses dois anos de pandemia, os nossos jovens mobilizados a construir, em atenção aos apelos do Santo Padre, o Papa Francisco, a saber, a Igreja juvenil em saída. Exatamente isso se chama Igreja, isso designa o “Reino de Deus”. Que toda a Diocese se abra para o espírito missionário, por uma Igreja que serve e sai para semear nos diversos terrenos dos corações”, conclui o padre.

PROGRAMAÇÃO

Conforme a coordenação diocesana, a programação tem início na sexta-feira, às 20h com a Santa Missa de abertura e de envio dos missionários. No sábado (30/7), os jovens passarão por formações e momentos de oração e adoração, pela manhã. À tarde começam as visitas aos endereços das adjacências da comunidade, sendo a noite destinada a momentos de interação e oração.

No domingo, ocorrerão as últimas visitas e outras atividades da missão, a qual se encerra com a Santa Missa e o almoço.

Além da Missão Jovem, o Setor Juventude ainda conta com uma programação de encontros e reuniões de integração dos grupos, pastorais e movimentos de jovens. Em outubro ocorrerá o DNJ (Dia Nacional da Juventude), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaraçaí.

X