Dia de Nossa Senhora Aparecida: paróquias programam novenas e procissões; veja a programação das missas do dia 12

Dom Sergio presidirá a Santa Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida na Catedral Diocesana, às 19h

As comunidades e paróquias que formam da Diocese de Araçatuba se preparam para mais uma solenidade em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, da Diocese e de cidades como Araçatuba, Guaraçaí e Lavínia .

Além das tradicionais missas, muitas paróquias estão organizando procissões, como é o caso da cidade de Andradina, onde as duas paróquias da cidade (São Sebastião e Nossa Senhora das Graças ) irão juntas celebrar a padroeira , conforme explica o padre Sebastião Gonçalves, pároco da Paróquia São Sebastião.

“Teremos a missa festiva de Nossa Senhora Aparecida, às 17hs na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Após a missa, vamos sair em procissão até a paróquia São Sebastião, onde haverá a bênção da Padroeira do Brasil’, explica.

Assim como em Andradina, outra tradicional procissão será novamente realizada nas paróquias Nossa Senhora Auxiliadora de Valparaíso e Sagrado Coração de Jesus , em Bento de Abreu. Às 5h, na Capela Nossa Senhora Aparecida de Valparaíso será celebrada a Santa Missa. Após a missas, os fiéis devotos vão caminhar por quase 10 quilômetros até a paróquia de Bento de Abreu para a Santa Missa ali.

NOVENAS

Outra preparação marcante tem sido a realização da Novena da Padroeira em diversas paróquias. É o exemplo da Paróquia Sant’Ana de Araçatuba, onde os fiéis se reúnem desde o dia 3 de outubro para orarem e meditarem a devoção mariana, com o material produzido pelo Santuário Nacional de Aparecida.

Segundo o pároco local, padre Fernando Stanichesci, além da oração os fiéis em todos os encontros fazem o gesto concreto com a doação de alimentos, os quais serão resultantes de cestas básicas para as famílias assistidas pelas pastorais sociais da paróquia.

PROGRAMAÇÃO

A programação em toda a Diocese conta com missas em todos os períodos do dia 12 de outubro. As paróquias, além das celebrações, também organizam procissões e até mesmo momentos para as crianças, como por exemplo a Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, onde após a Santa Missa das 8h haverá um momento de confraternização com as crianças. A entrada é aberta a todos . A paróquia ainda terá mais uma missa à noite, às 19h30, com o Santo Terço.

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy vai presidir a Santa Missa às 19h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde terá mais uma missa pela manhã, às 8h , sendo essa presidida pelo pároco local, padre José Carlos Guabiraba.

A DATA

Segundo o padre Sebastião Gonçalves, Nossa Senhora Aparecida foi declarada oficialmente a padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. “Todos conhecemos a  sua história e devoção .  Nossa Diocese se sente honrada em celebrar Nossa Senhora Aparecida porque ela é a padroeira da nossa Igreja Particular”, afirma.

O padre ainda destaca a Novena da Padroeira feita pelo Santuário Nacional de Aparecida. Conforme ele, é um momento especial de unidade e fé. “A Novena sempre traz um tema atual, sendo em 2022 ‘com Maria, caminhar juntos para a construção de uma Igreja Missionária’. Nossa Diocese caminha em sintonia com o Sínodo proposto pelo Papa Francisco para esse fim. Com a intercessão da Mãe, construímos uma Igreja Sinodal em comunhão, participação e missão. Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós”, conclui.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CCOMPLETA DA DIOCESE CLICANDO AQUI