Dom Sergio na Santa Missa de Finados. “Celebrar os nossos irmãos falecidos é reafirmar a fé no Deus vivente”

Santa Missa de Finados foi celebrada na Catedral

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na tarde desta quarta-feira (2/11) a Santa Missa de Finados na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida , em Araçatuba. A missa foi concelebrada pelo pároco local, padre José Carlos Guabiraba.

Em sua reflexão, Dom Sergio destacou a liturgia da Santa Missa, destacando a maravilha dela em refazer a vida cristã na caminhada peregrina. “A liturgia nos mostra que a vida dos justos está na mão de Deus. O justo é aquele que confia inteiramente em Deus. Mesmo no sofrimento, e provado, ele não deixa de colocar a confiança em Deus”.

Reportando ao Salmo Responsorial, Dom Sergio afirmou que  cada um de nós carrega dentro de si uma sede de Deus. “Não adianta correr atrás de outras coisas, porque o único capaz de satisfazer essa sede é Deus. E o salmista canta isso. Canta um Deus vivente”.

MUNDANIDADE ESPIRITUAL

Novamente destacando a fala do Papa Francisco para os bispos em sua Visita Ad Limina, Dom Sergio reiterou a orientação do Sucessor de Pedro sobre a mundanidade espiritual. “Mundanidade espiritual é uma espiritualidade que se apega a coisas e práticas religiosas que não fazem a experiência do Deus vivente. Temos que ajudar o povo a ajudar o povo a fazer a experiência real de Deus, disse o Papa a nós”, afirmou.

TORCER POR NÓS

Refletindo o Evangelho das Bem Aventuranças, Dom Sergio explicou que esta passagem traz o caminho para a santificação. “As bem aventuranças são os caminhos para a nossa santificação . Nós saciamos a sede de Deus no encontro com os irmãos . Estamos vendo uma parcela muito grande de seres humanos que estão à margem, com alguns que sequer tem onde ficar. Muitos não tem o básico para a vida. Precisamos estar atentos a tudo isso”.

Sobre os irmãos que já fizeram a sua Páscoa, Dom Sergio destacou. “Celebrar os nossos irmãos falecidos é reafirmar a fé no Deus vivente como peregrinos no mundo que caminham em comunhão com Ele. Iremos com Deus e com nossos entes queridos brilhar como a palha que queima”.

E concluiu. “Ele espera de nós a fidelidade. E os nossos irmãos que estão juntos de Deus, diz a palavra, eles torcem por nós . Imagino eles juntos de Deus, a nossa espera e nos motivando a viver o nosso batismo , tal como a corça que anseia saciar a sua sede”, concluiu.