Diocese de Araçatuba tem 915 catequistas e quase 7 mil catequizandos, indica censo catequético

Com mais de 40 anos, da zona urbana e com até 5 anos de vivência evangelizadora. Este é o perfil médio dos 915 catequistas da Diocese de Araçatuba, conforme Censo Catequético realizado pela Assessoria Diocesana da Catequese em julho deste ano.

Segundo o Assessor Diocesano da Catequese, padre Jefferson Monsani , os dados foram solicitados enviados para a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e agora compartilhados também com esta Assessoria Diocesana de Comunicação. O padre destaca a participação de todas as comunidades paroquiais na coleta de dados.

“Fizemos um verdadeiro mutirão para coletarmos os dados e conhecermos a realidade catequética e pastoral de nossas comunidades, em toda a Diocese. São números que destacam antigos e novos perfis e atenções que temos que atuar, seja de catequistas, seja de catequizandos. Destaco a demanda de catequizandos com necessidades especiais, um amado público de fiéis que precisa ser cada vez mais incluído na evangelização”, afirma  Monsani.

DADOS

Conforme os dados coletado, até julho a Diocese de Araçatuba contava com 915 catequistas em atuação. Destes, 860 atuam em comunidades da zona urbana, como matrizes paroquiais, capelas ou comunidades de base. Outros 55 servem em comunidades rurais. Dentre este total, seis catequistas são portadores de necessidades especiais.

Acerca da faixa etária, a maioria dos catequistas têm mais de 40 anos: 662. Outros 121 têm entre 31 e 40. De idade entre 26 e 30 são 70 e entre 15 e 25 anos, 62.

Dentro do tempo de atuação, 319 evangelizadores têm menos que 5 anos de evangelização. Outros 215 têm mais de 15 anos de Catequese. De 6 a 10 anos são 161 e de 11 a 1 5 anos, 150 catequistas.

Padre Jefferson Monsani, assessor diocesano da Catequese

Monsani destaca que os catequistas constantemente estão em processos de formação, seja nas paróquias, seja em nível regional , seja em nível Diocesano. Ele salienta as Semanas Catequéticas das Regiões Pastorais e Encontrão Diocesano.

OS CATEQUIZANDOS

Também fora levantado pelo Censo o perfil dos catequizandos da Diocese de Araçatuba. Até julho de 2022 eles eram em 6.691, juntando crianças, adolescentes e adultos.

Conforme o Censo, entre os catecúmenos ( ainda não batizados), são  119 crianças, 93 adolescentes e  169 adultos. Já os evangelizados batizados, são 3.140 crianças, 3.001 adolescentes e 169 adultos.