A coordenação diocesana da Campanha da Fraternidade promove no domingo, dia 5 de fevereiro, uma manhã formativa sobre o tema e o lema da CF 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
O encontro será no Centro Diocesano de Pastoral, em Araçatuba, com início às 8h e término com almoço. O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, bem como o assessor da CF, padre Cláudio Sanitá, estarão presentes, bem como padres e cerca de 80 agentes de pastorais, grupos e movimentos escolhidos dentro de cada comunidade paroquial da Diocese.
HINO DA CF 2023
Segundo o coordenador da CF na Diocese de Araçatuba, Ivan Longhini, o encontro será assessorado a partir do texto-base da Campanha, a qual traz um panorama da fome no Brasil, as ações pastorais e a relação com a Palavra de Deus e o agir sob a luz do Evangelho, da Igreja e da temática apresentada. O encontro será assessorado pela equipe diocesana e também pela advogada e vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor.
DE VOLTA
Após dois anos com encontros on-line, a volta da formação presencial anima os diocesanos. Em 2021 e em 2022, a coordenação, em conjunto com a Assessoria de Comunicação Diocesana, promoveram lives formativas por meio das redes sociais da Diocese de Araçatuba.
Ivan destaca a importância da unidade diocesana e o caráter esclarecedor dos encontros. “A importância é sempre a unidade da Diocese e o caminhar juntos com os mesmos objetivos, sob a tutela se nosso Bispo”, afirmou.
A CAMPANHA DESTE ANO
Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo.
A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil traz pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”, diz o texto-base.
O CARTAZ
O cartaz tem o mapa do Brasil representando um país considerado o celeiro do mundo, e que carrega uma grande construção: a fome é real e atinge cerca de 33,1 milhões de brasileiros.
Em destaque estão as mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros, mas na vida fraterna.
O cartaz escolhido foi produzido por Luiz Lopes Jr., de Brasília (DF).
“Vemos no cartaz o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros. Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”.
ORAÇÃO DA CF
Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém
1 Comentário
Fantástico. Obrigada pelo apoio e incentivo.