Jornada Diocesana da Juventude começa em Araçatuba com visita, peregrinação, feira vocacional e Santa Missa

Em comunhão com toda a Igreja e a Jornada Mundial da Juventude 2023, o Setor Juventude da Diocese de Araçatuba iniciou neste domingo sua peregrinação em todas as quatro regiões Pastorais da Diocese. Neste dia 7 de maio, os jovens das paróquias e comunidades araçatubenses se reuniram na Cúria Diocesana, de onde caminharam em oração com a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da JMJ.
O destino foi a Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, onde ocorreu uma feira vocacional e a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy. Centenas de jovens de todas as paróquias da região pastoral participaram.
VISITA
Além de concentrarem em frente à Cúria, os jovens conheceram as instalações pós-reforma da sede eclesial diocesana. Dom Sergio explicou toda a estrutura e os ícones existentes no prédio, como as fotos das paróquias, quadros da sala episcopal, brasão diocesano, etc.
A caminhada ocorreu da Cúria até a Igreja São João, passando pelas ruas Euclides da Cunha e Luiz Nogueira Martins. No trajeto, os peregrinos foram orando o Santo Terço e a Dezena Vocacional fora concluída no salão da igreja, destino após pouco mais de 30 minutos de caminhada. No local, os jovens foram acolhidos pela equipe de preparação da Feira Vocacional e pelo pároco local, padre Jefferson Monsani.
FEIRA VOCACIONAL
No salão paroquial, os estandes da feira vocacional consistiam em mostrar aos jovens as vocações da Igreja, especialmente a atuação dos religiosos, seminaristas e padres na Diocese de Araçatuba. Expuseram nos estantes o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Araçatuba (SAV), Salesianos, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, missionários Claretianos, irmãs Claretianas, Pastoral Familiar e os religiosos Orionitas, de Guararapes.
Além da feira, os jovens partilharam um café da manhã e ainda som ao vivo com louvores.  Antes da Santa Missa, o seminarista Igor Andrade ministrou uma palestra sobre a vocação sacerdotal e a vivência no seminário.
“Os estandes da feira vocacional mostram os carismas das congregações religiosas e do Clero Diocesano. A igreja vai abrindo leques de atividades para dar vida às necessidades da comunidade. E a juventude tem todo entusiasmo e fé para evangelizar em unidade com a Igreja”, afirmou Dom Sergio.

SANTA MISSA

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy. Na celebração Eucarística, o Bispo Diocesano saudou os jovens e parabenizou todos os envolvidos na organização da primeira Jornada.

Dom Sergio enfatizou a vocação missionária dos jovens, pois Jesus é o caminho que dá segurança e ânimo. “Somos um povo vocacionado chamado de Deus. Ele nos chama continuamente para a missão, escolhendo os melhores caminhos para nós. Respeitando a nossa liberdade”, afirmou.

Dom Sergio lembra as dificuldades que os apóstolos tinham em Evangelizar , tal como descrito na primeira leitura . “A comunidade quando vai crescendo precisa se organizar em situações novas, para poder sustentar a vida das ações que devem manter vivo o ensinamento de Deus. A abrangência do Setor Juventude ganhou força. Há uma diversidade de perfis”.

Destacando o Evangelho,  Dom Sergio refletiu que Jesus vive a comunhão com o Pai. ” O núcleo da Liturgia da Palavra nos mostra que Jesus está no centro da nossa vida, está no centro de nossa história e está no centro nossa existência. Ele revela nossa origem, nosso modo de viver e nosso fim último junto ao Pai”.

E concluiu. “Aproximai-os do Senhor, pedra viva. Jesus é a pedra angular , a base sobre qual se assenta tudo. Nós somos pedras vivas, vocacionadas. Há uma diversidade de respostas e Vocações na vida da Igreja, mas a Pedra Viva é uma só, e sobre ela se alicerça toda obra em favor do povo de Deus”.

ANO SANTO

Dom Sergio ainda abordou que as peregrinações da juventude fazem parte para o Ano Santo motivado pelo Papa Francisco para 2025, cujo centro é a peregrinação. ” Os jovens responderam e sabem a missão deles. As peregrinações são uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude e para o Ano Santo, em 2025. A virtude do peregrino é a esperança . Estes momentos reforçam essa mensagem. Deixo meu agradecimento a todos que acolheram essa primeira jornada”.

VEJA TODAS AS FOTOS