Fiéis confeccionam mais de um quilômetro de tapete pela região central de Araçatuba; veja as fotos

Um dos atos mais tradicionais e belos da Solenidade de Corpus Christi é sem dúvidas os tapetes artesanais. A essência desta prática consiste em ornamentar o caminho pelo qual a procissão com o Santíssimo Sacramento passará, num gesto de fé pública propício para a festa litúrgica.

Por meio de desenhos em alusão à Eucaristia e à fé católica, os fiéis utilizam materiais do dia a dia, tais como pó de serra coloridos, sal, farinha, tampinhas, cascas de ovos, pó de café, entre outros, tudo com muito preparo, união e dedicação.

Além das temáticas tradicionais dos tapetes, os fiéis também recordaram com carinho dos 30 anos da Diocese de Araçatuba nas decorações. Menções à instalação  e criação da Diocese estiveram expressas em desenhos do brasão diocesano, mapas, ícones, etc.

Em Araçatuba, cerca de 800 fiéis das 12 paróquias da cidade participaram da elaboração dos tapetes. Os primeiros colaboradores chegaram por volta de 4h, sendo que os trabalhos foram finalizados por volta de 13h e se estenderam pelas ruas do Centro de Araçatuba, da rua Tiradentes (defronte à Paróquia Bom Jesus da Lapa), passando pelas ruas Mato Grosso e Floriano Peixoto, até a Praça Rui Barbosa, onde ocorreu a bênção final.

Neste ano, o trajeto de elaboração dos tapetes foi maior, sendo que cada paróquia ficou em média com 85 metros, dando uma estimativa de um quilômetro de ornamentos. Desde a manhã, muitos araçatubenses visitaram os tapetes, especialmente com crianças.

Confira as fotos dos tapetes artesanais em Araçatuba clicando aqui

Fotos: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação)