Diocese de Araçatuba participa da 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1

As 43 Dioceses e Arquidioceses paulistas, concentradas em sete sub-regiões, celebraram de sexta-feira (27/9) até domingo, dia 29, a 45ª edição da Assembleia que reuniu bispos e arcebispos, coordenadores de pastoral, agentes a serviço da comunicação das Igrejas Particulares e participantes das dinâmicas sinodais.
Representaram a Diocese de Araçatuba o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, a secretária do Conselho de Pastoral, Marli Canova e a representante do Sínodo, Gladis Ornellas.

Fortemente marcada pela espiritualidade, outra expressão da Assembleia Eclesial foi o diálogo. Também na noite de 27 de setembro essa característica ficou evidente: bispos, coordenadores de pastoral e demais agentes, reunidos em grupos específicos, trataram diversos assuntos. O coordenador arquidiocesano de Pastoral de Ribeirão Preto, Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi, destacou o Ano Santo 2025 em prol de uma maior divulgação e vivência.

A 45ª edição da Assembleia Eclesial Regional teve também a  “Inteligência Artificial e seu impacto pastoral” como destaque.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PASTORAL
Missa de Nossa Senhora no sábado. O segundo dia da Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da CNBB foi consagrado à Virgem Maria; aquela que, aos pés da Cruz, manteve a fé viva mesmo enquanto aguardava a ressurreição de seu Filho.
Sinal dessa esperança e símbolo da valiosa colaboração das mulheres na Igreja, a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio foi conduzida ao presbitério pelas agentes presentes ao encontro realizado no Mosteiro de Itaici. “Nós sabemos que ela patrocina as nossas intenções e as nossas súplicas”, sublinhou o primeiro bispo da Diocese de Jaú, Dom Francisco Carlos da Silva, ao destacar o título mariano escolhido como padroeiro da mais nova Igreja Particular do Brasil.
Outros desafios
“Inteligência artificial e seu impacto na Pastoral”. Em duas sessões dirigidas por Moisés Sbardelotto, o tema foi apresentado aos bispos e agentes de pastoral de Dioceses Paulistas. A reflexão do doutor em comunicação passou pelos conceitos, circulou entre os resultados de pesquisas para alcançar o Magistério do Papa Francisco. O Pontífice, muito recentemente (para citar apenas dois exemplos) se dedicou à nova realidade tecnológica quando do Dia Mundial da Paz e das Comunicações Sociais. “É o Santo Padre que nos apresenta a ideia de galáxia de realidades diversas”, disse Sbardelotto ao situar o tempo presente em um “regime de tecnociência”.
Fotos e texto: Pascom Regional Sul 1 da CNBB (adaptado pela assessoria diocesana)