A nona edição do Encontro Diocesano das Pastorais Sociais aconteceu no dia 30 de março na Comunidade Santa Terezinha, no bairro rural do Vaccari, em Gabriel Monteiro. Cerca de 300 agentes de pastoral e representantes paroquiais, além do Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy e de assessores do Clero estiveram presentes no evento.
Sob o tema “Peregrinos de Esperança Rumo à Ecologia Integral”, o encontro foi marcado por uma profunda experiência de oração e de reflexão a respeito do Ano Jubilar e da Campanha da Fraternidade. Um dos pontos mais marcantes do encontro foi uma caminhada de aproximadamente 500 metros pelo bairro rural, onde os participantes faziam paradas orantes e de contemplação da natureza, tal como São Francisco de Assis o fez há 800 anos, na composição do Cântico das Criaturas.
CENTENÁRIA

Ao terminar a caminhada, conduzida pelo padre Edgar Souza, os participantes chegaram a uma centenária figueira existente em uma propriedade local. Chegando lá, os presentes fizeram momentos de oração e de contemplação, sendo que muitos se emocionaram e ficaram maravilhados com a beleza da Criação de Deus. Depois foram partilhadas frutas como laranja, melão, melancia e banana, sendo a maioria produzida pelos agricultores do bairro rural.
Segundo Dom Sergio, a caminhada mostrou a importância da preservação da Casa Comum. “A beleza da natureza é um dom precioso que temos o desafio de cuidar. Na rotina do dia a dia perdemos a oportunidade de parar e contemplar tudo aquilo que Deus criou e achou muito bom. Hoje tivemos uma chance excelente de vivenciarmos o que a Igreja nos faz refletir na Campanha da Fraternidade”.
FORMAÇÃO
Após a caminhada, os participantes vivenciaram a formação do encontro. O primeiro a falar foi o articulador da Pastoral da Ecologia Integral na Diocese, João Paulo Galdino. Ele destacou a importância da consciência ecológica proposta pela Campanha e pela Igreja em inúmeras encíclicas e documentos em geral. Galdino também contou como a pastoral está sendo articulada e como as paróquias e pastorais podem levar consciência da ecologia integral a seus representados.
Na segunda formação, o padre Jefferson Monsani destacou o Ano Jubilar, tendo como mote a necessidade de sermos portadores e transmissores da esperança. “O Papa Francisco, ao decretar o Ano Santo da Esperança”, mostrou uma grande sensibilidade com o povo de Deus, o qual sofre em caminhos que trazem desesperança e desanimo. Vivamos o ano Santo com muito ardor e renovados de esperança, uma virtude teologal.
O encerramento do encontro se deu com a Santa Missa, presidida por Dom Sergio e concelebrada pelos sacerdotes presentes: padre Carlos Rogério da Silva, padre José Messias, padre Luiz Henrique Carreira, padre Valdir Silvestre e padre Edgar Souza.
As Pastorais Sociais reúnem a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade e Setor Juventude. Anualmente, na Quaresma, é feito o encontro diocesano.
Deixe um comentário