Gesto concreto diocesano: doe alimentos na comunidade mais próxima de sua casa

Em mensagem divulgada  na Solenidade de Corpus Christi, o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy motivou os fiéis a realizarem um gesto concreto: a doação de alimentos nas comunidades da Diocese.

Conforme o bispo diocesano, o gesto concreto representa a partilha e a extensão da vivência fraterna da fé. “Nestes dias, vamos, de forma espontânea, realizar um gesto concreto de partilha e de solidariedade: deixe um alimento na comunidade ou na secretaria paroquial mais próximo de sua casa. Que todos na alegria do Corpo do Senhor, vivam a extensão da Eucaristia, que é o gesto de amor e solidariedade pelo próximo”, afirma.

Os alimentos doados nas paróquias e comunidades serão repassados para as famílias assistidas pelas pastorais, grupos e movimentos atuantes na Diocese. Em tempo de pandemia, cresce dia a dia o número de famílias que necessitam serem acolhidas e assistidas, e a Igreja em saída cumpre a sua missão de ver, sentir compaixão e se compadecer, tal como ensina a Campanha da Fraternidade deste ano.

AÇÕES

Em conjunto com o gesto concreto diocesano, as paróquias da Diocese promovem frequente e intensa arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza. Paróquias como a do Senhor Bom Jesus da Lapa, por exemplo, promovem eventos com os devidos cuidados do isolamento social. A paróquia mencionada, por exemplo, realizou em maio uma live solidária, onde as pessoas, sem sair de seus veículos, deixavam alimentos. A arrecadação resultou em 800 cestas básicas.

As demais paróquias, todavia, também promovem intensas mobilizações em torno dos que mais precisam. Sejam por carreatas, sejam por campanhas ou sejam por doações espontâneas, todas as 33 paróquias das 19 cidades acolhem sempre as iniciativas dos leigos, entidades e ações sociais, como em Andradina, onde a Paróquia Nossa Senhora das Graças promove todos os anos o Corpus Christi Solidário, dentre outras ações. Em Guararapes, por exemplo, a Paróquia Imaculada Conceição recebeu arrecadações durante o dia da solenidade.

Já a Paróquia Sant’Ana,em Araçatuba, utilizou o dia de Santa Rita de Cássia para angariar alimentos para os mais necessitados. Foram doados na semana da padroeira da comunidade do bairro São Joaquim dezenas de quilos em mantimentos.

Citamos acima algumas das mais variadas ações que são permanentes em toda a Diocese. Vale ressaltar também o trabalho intenso das pastorais, grupos e movimentos atuantes em todos os cantos das 19 cidades diocesanas. Convém citar, dentre elas, os Vicentinos, movimento de atuação mundial que tem históricas raízes de caridade pastoral nesta Igreja Particular.