Paróquias celebram Santo Antônio com tríduos e missas on-line e festividades em “drive-thru”; confira os horários

A imagem pode conter: 2 pessoas

“Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”. Essa frase conhecida e emblemática de Santo Antônio de Pádua, padroeiro deste dia 13 junino, constitui bem a realidade das celebrações e festejos em torno do intercessor neste ano. Privadas de celebrações e festas públicas devido às medidas preventivas contra o Covid-19,  e obedientes ao decreto episcopal do dia 19 de março, as paróquias e comunidades da Diocese de Araçatuba adaptaram os eventos, mas não deixaram de promover a devoçao.

As duas paróquias da Diocese com o nome do santo, em Araçatuba e em Coroados, promovem dias de oração e missas on-line em louvor ao padroeiro. Na igreja de Araçatuba, conforme o pároco e vigári0-geral diocesano, padre Charles Borg, este ano foi suspensa a distribuição dos pães, mas os fiéis e devotos podem levar até a paróquia alimentos e donativos para os mais carentes. Neste sábado o horário de arrecadação é das 9h às 12h.

Às 17h, segundo o padre, será presidida a Santa Missa em honra ao padroeiro, a ser transmitida pelo Facebook da paróquia. Haverá na celebração a tradicional bênção dos pães.

Ele reforça para os fiéis não levarem pães para a paróquia, e sim doá-los às instituições da cidade. ” É tradição no dia de Santo Antônio realizar a bênção de pães e lírios, depois distribuídos entre os presentes. Este ano, todavia, o cenário está alterado por conta do alto risco de contágio do Coronavírus. No dia de Santo Antônio, nosso padroeiro, 13 de junho, não haverá a tradicional distribuição de pães. No lugar, queremos realizar algo que certamente agradará ao nosso santo padroeiro e será motivo de glória a Deus. No lugar de pães, os devotos são convidados a levar para a Igreja cestas básicas ou donativos em alimentos. Ou se quiserem ofertas em dinheiro”, explica.

COROADOS

Em Coroados, a Paróquia Santo Antônio está realizando o tríduo em louvor ao padroeiro. Neste sábado, às 18h, ocorrerá a missa festiva, a qual será transmitida pelo Facebook paroquial. Já no domingo, conforme o pároco, padre Gilmar Alves, ocorrerá a venda de produtos típicos de quermesses, como frango assado, joelho de porco, cuscuz, entre outros.

Todavia, será um evento “drive-thru”, ou seja: os fiéis, dentro de seus veículos, pegam o produto e consomem em suas casas.

NAS DEMAIS CIDADES

Além das duas matrizes paroquiais, há comunidades em diversas cidades da Diocese, bem como intensa devoção nas paróquias. Confira os horários divulgados para as missas on-line de Santo Antônio neste sábado:

ANDRADINA

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Com. Santo Antônio) – 19h30 (Facebook)

BIRIGUI

Comunidade Santo Antônio, às 20h (Facebook e Youtube da Paróquia Imaculada Conceição, além da rádio Nova Birigui)

Comunidade Santo Antônio do bairro Baixotes (ligada à paróquia São Brás), às 19h30, transmitida pelo Facebook

GUARAÇAÍ

Terço de Santo Antônio, às 20h, (Facebook e Youtube)

MIRANDÓPOLIS

Paróquia São João Batista, às 19h30 (Facebook e Youtube)