Neste ano pelas redes sociais, 16º Encontro Diocesano de Oração marca o início das ações do Mês Vocacional na Diocese

A imagem pode conter: 3 pessoas, atividades ao ar livre
Imagem de Nossa Senhora das Divinas Vocações, padroeira vocacional

Mês onde as vocações e as suas multiplicidades são destacadas em momentos de oração, louvor e adoração, agosto chega com uma live vocacional.  Em tempos de pandemia, o SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese de Araçatuba realizará o tradicional e anual encontro diocesano de oração pelas Vocações por meio das mídias sociais.

No dia 1º de agosto (sábado), acontece o 16º Encontro Diocesano de Oração pelas Vocações, iniciativa que faz parte da caminhada a Diocese de Araçatuba desde o seu início, por meio da antiga Arrancada Vocacional. Conforme o padre Rafael Casari da Silva, assessor diocesano da SAV, o momento será transmitido direto da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Andradina, por meio das redes sociais da Diocese de Araçatuba, a partir das 18h.

Conforme o sacerdote, a live do Encontro Diocesano visa reforçar a importância de oração constante pelas vocações e as suas etapas, do seio familiar à vida consagrada e familiiar. Desde o ano passado estamos fortalecendo a oração pelas Vocações por meio do Terço Vocacional nas comunidades, paróquias e eventos regionais e diocesanos. Na live dentro do Encontro de Oração pelas Vocações iremos reforçar o nosso compromisso de orar pela disseminação da essência vocacional na Diocese, seja a vocação sacerdotal, seja a vocação religiosa, seja a vocação familiar”, explica.

 

Reveja as imagens do encontro vocacional de 2019: 

 

MÊS VOCACIONAL

Em agosto, a Igreja recorda todas as vocações em seus domingos:

Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.

SERVIÇO

A Live Vocacional do 16º Encontro Diocesano de Oração pelas Vocações será no sábado (dia 1º de agosto), a partir das 18h ao vivo da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Andradina.

Onde acompanhar? Pelas redes sociais da Diocese de Araçatuba (Facebook, Youtube e Instagram) e ainda pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

 

1 Comentário

  • Boa tarde! Obrigada pela oportunidade de nos aperfeiçoarmos cada vez mais nessa missão na SAV! Quero dar o meu melhor… gratidão por fazer parte desse grupo!

Comentários estão fechados.

X