É Tempo de Cuidar: ações na Diocese arrecadam quase 23 mil quilos de alimentos em julho, aponta relatório oficial

Parceria entre o Sesi e paróquias de cinco cidades salientam compromisso solidário com as comunidades; foto de preparo em Araçatuba (Fotos: Sesi/Divulgação)

Quase 23 mil quilos de alimentos foram arrecadados em campanhas e ações em julho em toda a Diocese de Araçatuba, conforme relatório divulgado pela assessoria Diocesana das Pastorais Sociais. Segundo os dados, que fazem parte da ação nacional “É Tempo de Cuidar”, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no período mencionado 22.858 quilos de mantimentos foram responsáveis pela montagem de 1.143 cestas básicas no mês.

Essas cestas, conforme a assessoria, beneficiaram 5.715 pessoas nas 19 cidades que compõem a Diocese de Araçatuba, considerando a média de 5 membros por família. As arrecadações vieram de 23 paróquias das quatro Regiões Pastorais (Araçatuba, Birigui, Andradina e Guararapes) e ainda de quatro movimentos, pastorais e grupos de leigos, totalizando a soma.

PARCERIA SOLIDÁRIA COM O SESI

Além do total de alimentos e cestas, as ações diocesanas resultaram em 26.723 marmitas repassadas aos que mais necessitam somente no mês de julho. Do total e no período, a maior parte das refeições foi preparada e distribuída no mês passado em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), que ao lado de paróquias nas cidades de Andradina, Araçatuba, Birigui, Mirandópolis e Guararapes, locais onde têm sede de serviços, mobilizam a ação solidária.

Desde o início da pandemia, nas cinco cidades foram fornecidas 87.992 refeições pela entidade por meio das paróquias, sendo 24.873 contabilizados apenas em julho. Ainda foram agregados 765 cobertores nos meses em vigência, os quais, conforme o Sesi, foram repassados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

KITS

Kits de higiene cobertores doados pelo Sesi à Paróquia São Brás, de Birigui (Foto: Sesi/Divulgação)
Kits de higiene cobertores doados pelo Sesi à Paróquia Santa Clara de Assis, de Birigui (Foto: Sesi/Divulgação)

Também foram doados kits de limpezas, equipamentos de proteção individual, bem como utensílios e peças de dormitório, como cobertores. Segundo o relatório, 355 kits de produtos de limpeza e higiene, 2.987 equipamentos de proteção individual, 2.471 unidades de roupas e calçados, 879 unidades de cobertores, roupas de cama e banho e 34 unidades de móveis e utensílios domésticos foram arrecadados pelas paróquias, grupos, pastorais e movimentos em julho.

Conforme o assessor diocesano das Pastorais Sociais, padre Valdir Silvestre, o público acolhido pelas ações na Diocese são comunidades carentes, moradores de rua, idosos, coletores de recicláveis e ainda refugiados e comunidades indígenas.

Marmitas doados pelo Sesi a ações pastorais em Araçatuba (Foto: Sesi/Divulgação)

AS AÇÕES

A prestação mensal de contas acerca das doações na Diocese começou em julho com a divulgação do relatório do primeiro semestre das ações, as quais foram intensificadas com a pandemia da Covid-19. As iniciativas são permanentes e mensalmente a Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba irá divulgar em seu portal os dados.

O relatório anexo à reportagem lista os gestos solidários por paróquia, pastoral e movimento.

CONFIRA  AQUI OS RELATÓRIO OFICIAL COM OS GESTOS SOLIDÁRIOS POR CADA PARÓQUIA, PASTORAL, GRUPO E MOVIMENTO EM JULHO/2020

Reportagem: Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba

Direitos Autorais reservados