Retorno das missas presenciais na Diocese é marcado por emoção e cumprimento de medidas preventivas; veja as fotos

Fiéis na Catedral Nossa Senhora Aparecida; obrigatório o uso de máscara e higienização das mãos.

Após 169 dias de missas e celebrações com a presença dos fiéis suspensas devido a pandemia da Covid-19, o público retornou às comunidades na maioria das paróquias da Diocese de Araçatuba neste final de semana. Entre o sábado e o domingo (5 e 6 de setembro) foram marcantes o encontro emocionante de saudade dos fiéis na Casa do Senhor e todo o cumprimento sanitário das normas vigentes de prevenção, como higienização, medição de temperatura, distanciamento de lugares e o uso de máscara.

A maioria das paróquias da Diocese fez a ocupação de 30% de seus espaços, segundo as normas municipais de cada local. Em Araçatuba, por exemplo, a Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida acolheu 120 em cada celebração.

Segundo o pároco local, padre José Carlos Guabiraba, que presidiu quatro missas no final de semana marcado pelo retorno, a alegria pela volta dos fiéis é acompanhada de todo sentimento preventivo. “Vamos aos poucos reaprendendo a fazer o que faziámos, mas agora de um jeito diferente. O retorno requer alegria e muito cuidado pela vida. A presença dos fiéis na Catedral se deu por senhas antecipadamente reservadas e tivemos um número expressivo de fiéis nas quatro celebrações. Tudo saiu conforme o planejado: sem aglomerações, mas com muita fé”, explica o padre.

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy acompanhou o retorno das missas presenciais na Catedral na noite de domingo. Ele ressaltou o cuidado dos fiéis e todo o preparo das comunidades, seguindo o decreto episcopal e as normas vigentes do Poder Público.

PROCEDIMENTOS

Na Paróquia Bom Jesus da Lapa, fiéis passam antes por aferição da temperatura e higienização das mãos e dos calçados

Na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Araçatuba, que foi a primeira a celebrar missas com os fiéis, no final da tarde de sábado,  foram criados três ambientes para acolher os fiéis: a nave da igreja, o estacionamento e o salão de eventos. Antes de entrar, todavia, os fiéis passam pela higienizaçao das mãos, dos pés e medem a temperatura corporal. A Santa Missa foi antecedida pelo Terço e adoração, onde era visível a  alegria e a emoção dos fiéis, os quais cantavam a música “Saudade de Ti”, de Eliana Ribeiro.

Segundo o pároco, padre Orivaldo Pereira Filho, todos os espaços passaram por higienização e os fiéis têm uma área expressiva, tanto de circulação quanto de permanência. “Estávamos com saudade de nos reunir e precisamos fazer isso seguindo todas as normas. Mostramos durante os dias que antecederam a volta que estar na igreja é seguro, desde que seguimos prontamente as normas de prevenção. E assim devemos seguir: cuidar é evangelizar”.

ADIAMENTO

Entretanto, em algumas paróquias as missas presenciais retornarão apenas entre os dias 12 e 13 de setembro, atendendo as orientações sanitárias dos municípios devido a pandemia da Covid-19. Fazem parte desta realidade as cidades da pastoral de Andradina, composta pelas paróquias São Sebastião, Nossa Senhora das Graças (Andradina), Capela N.S do Bonfim (Nova Independência), Paróquia São José de Castilho e Paróquia São José de Murutinga do Sul e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Guaraçaí.

Além da região pastoral mencionada, as paróquias São Pedro Apóstolo, de Gabriel Monteiro, e São José, de Piacatu, também retornarão com as missas públicas entre os dias 12 e 13 pelas mesmas razões sanitárias.

As paróquias preparam os retornos e dvulgarão previamente os seus procedimentos para os fiéis, observando diariamente o andamento da pandemia.

O DECRETO

Conforme o decreto episcopal de 26 de agosto de 2020, o retorno das missas e das celebrações litúrgicas públicas vem acompanhada das normas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e também de medidas sanitárias de cada município, os quais, em suas legislações, determinam regras de distanciamento, percentual de pessoas por áreas para evitar aglomerações, uso de máscaras, entre outras medidas.

Eventos que resultam em aglomerações, como encontros e formações diocesanas, seguem suspensos. Pessoas do considerado grupo de risco da pandemia seguem dispensadas a participarem das celebrações.

LEIA O DECRETO EPISCOPAL NA ÍNTEGRA

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COM IMAGENS DO RETORNO DAS MISSAS PRESENCIAIS