Adiada da quarta-feira da Semana Santa devido a pandemia da Covid-19, a Santa Missa Crismal, popularmente chamada de Missa dos Santos Óleos, será presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy na terça-feira, dia 13 de outubro. Concelebrada por todos os padres atuantes na Diocese de Araçatuba, a missa ocorre às 19h30 na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida.
Com a capacidade de público reduzida por conta dos cuidados sanitários vigentes, a Catedral terá ocupação apenas dos padres concelebrantes e de um leigo representante das 33 paróquias e duas capelas diocesanas, o que já ocupa os 30% de público, não sendo permitido, exclusivamente nesta celebração, o acesso dos fiéis em geral.
Entretanto, os leigos que desejarem celebrar com a Igreja Diocesana podem acompanhar a transmissão ao vivo da Santa Missa a partir das 19h20 no Facebook da Diocese de Araçatuba.
ADAPTAÇÕES
O pároco da Catedral, padre José Carlos Guabiraba, explica que a missa passou por algumas alterações para que fossem mantidos os cuidados sanitários. Segundo o sacerdote, tanto os padres quanto os fiéis representantes sentarão em bancos devidamente enumerados. “A medida em que os sacerdotes forem chegando, eles irão se paramentar e serão conduzidos aos lugares demarcados. Os leigos que virão com os padres também serão orientados a sentarem nos locais reservados”, diz.
Guabiraba ainda diz que as procissões, tanto de entrada quanto dos santos óleos, serão realizadas. A primeira, todavia, apenas com o bispo diocesano, vigário-geral, coordenador do Conselho de Pastoral, vigários regionais e diáconos. “Eles ficarão sentados nos lugares marcados no presbitério, posto que os demais concelebrantes estarão nos bancos da assembleia da Catedral”.
O sacerdote ainda comenta que o abraço da paz do bispo com cada padre está suspensa nesta missa, sendo que os santos óleos serão entregues ao término, no jardim da Catedral, para que os leigos representantes possam levá-los às paróquias. “Os presentes para cada padre já estarão nos bancos. Ademais, tudo ocorrerá como de costume”, conclui.
A CELEBRAÇÃO
Conforme o assessor litúrgico da Diocese de Araçatuba, padre Robson Suffi Hanna, na Santa Missa os presbíteros renovam as suas promessas feitas no dia de ordenação presbiteral e o bispo diocesano abençoa os óleos dos sacramentos da Unção dos Enfermos e dos catecúmenos, utilizado no sacramento do Batismo, e consagra o Santo Crisma, óleo utilizado nos sacramentos da Confirmação e da Ordem.
“Excepcionalmente, este ano, devido a pandemia, foi autorizado que se realizasse em cada diocese em tempo oportuno, visando o cuidado para com todos, clero e o povo de Deus. Ainda estamos vivendo uma momento que é exigido bastante cuidado, por isso a missa será um pouco mais sóbria, mas sem perder a dignidade que lhe é necessária”, explica.