Semana Santa: comunicado episcopal reforça a continuidade da suspensão das missas públicas

Decreto episcopal mantém compromisso com a prevenção em tempos de pandemia e as missas públicas seguem suspensas

As missas com a presença dos fiéis continuam suspensas para a Semana Santa, conforme comunicado episcopal enviado  nesta quarta-feira (24/03) para todas as paróquias da Diocese de Araçatuba. No texto, o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy reforça a continuidade de ser cumprido o Decreto Diocesano publicado no último dia 12 de março, o qual suspendeu as missas públicas em cumprimento à fase emergencial do Plano São Paulo contra a pandemia da Covid-19.

A Missa Crismal (Santos Óleos) também foi adiada. Tal como em 2020, ela deve ocorrer no segundo semestre deste ano, atendendo assim também as medidas de prevenção sanitárias.

Segundo o comunicado de Dom Sergio, as paróquias devem seguir também as orientações adicionais presentes no comunicado da CNBB, observando as especificações contidas no Decreto Diocesano de suspensão das missas e prevenção. No comunicado, o Bispo Diocesano também estimula a transmissão das missas pelas redes sociais e plataformas digitais e midiáticas das paróquias.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO  ( Para abrir em PDF, clique aqui  )

COMUNICADO SOBRE A SEMANA SANTA

Ao aproximar-se a Páscoa da Ressureição, comunica-se que para as Celebrações das Solenidades da Semana Santa, deve-se observar o Decreto de Contingenciamento do Estado de São Paulo, bem como o Decreto Diocesano publicado no dia 12 de março de 2021, suspendendo as celebrações presenciais:

Domingo de Ramos: As procissões ficam suspensas.

Quarta-feira Santa: A Missa Crismal será celebrada no segundo semestre do corrente ano.

Quinta-feira Santa: A missa vespertina da Ceia do Senhor seja celebrada da forma mais breve, suprimindo o Lava-pés.

Sexta-feira Santa: A celebração da Paixão do Senhor seja também breve. Quanto à adoração da Cruz observe-se o item 19 do missal pag. 261. Ficam suprimidas as procissões do Senhor morto, ofícios, encenação da Paixão e vias sacras.

Sábado Santo: A Vigília Pascal seja celebrada na forma breve prevista no missal. Por isso, recomendamos que sejam feitas apenas duas leituras do Antigo Testamento, não omitindo a leitura do capítulo 14 do livro do Êxodo.

Domingo de Páscoa:  Conforme possível, transmitir pelo menos uma Missa através do facebook e/ou outros meios disponíveis.

Orientações adicionais encontram-se no comunicado da CNBB, em anexo.

A todos desejamos uma Feliz e Santa Páscoa. Seja o Cristo Ressuscitado a luz permanente que nos ilumina e nos vivifica na Comunhão e na Paz.

Com minha bênção paternal.

Dom Sergio Krzywy

Bispo de Araçatuba

2 Comentários

• Precisamos da Eucaristia , é nosso sustento espiritual,mas somos a igreja esperando o nosso amado Senhor 🙏

• Prezada Sonia, compreendemos completamente o seu sentimento. Em momento algum a missa está deixando de ver vivida. Nenhum sacerdote está feliz em celebrar sem os fiéis. Entretanto, temos um compromisso universal com a prevenção da vida no estágio mais grave desta pandemia, como diz o Papa: prevenir é ser ético. Ao celebrar conosco virtualmente você também está fazendo parte desta família em torno do altar eucarístico e em oração para que logo voltemos a nos reunir. Deus abençoe.

Comentários estão fechados.