Bispo Diocesano preside missa jubilar em ação de graças pelos 50 anos do ECC

Missa foi celebrada na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na quinta-feira (17/12) Santa Missa em ação de graças pelos 50 anos de fundação do ECC (Encontro de Casais com Cristo). A celebração aconteceu na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba, e foi concelebrada pelos padres Sebastião Gonçalves, assessor diocesano da primeira e terceira etapas, e pelo pároco local, padre Fernando Mazula CMF.

Devido às regras sanitárias por conta da pandemia, o número de membros do ECC foi reduzido a coordenadores e lideranças paroquiais e regionais da Diocese. Em sua reflexão, Dom Sergio afirmou que Deus reforça a sua aliança na vida familiar, sendo o ECC uma oportunidade para esta intimidade orante e comunitária.

“As nossas famílias são a Igreja que vive ,em primeiro lugar, essa experiência como povo de Deus, se espalhando por todos os cantos a sua graça. O ECC está inserido em uma de nossas prioridades diocesanas:  a família. Nós temos sempre a necessidade de uma sólida formação na vida e na fé. E vocês fazem parte destes indicativos na caminhada da Igreja e da Diocese.

Assista a Santa Missa, clicando aqui.

JUBILEU DE OURO

O ECC nasceu em 1970 em São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Pompeia. O seu fundador foi o padre  Alfonso Pastore (1932-2000). O primeiro encontro do ECC ocorreu com 20 casais. O movimento espalhou-se pelo Estado e também para Estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará, ganhando todo o Brasil atualmente.

Conforme o movimento, “O Encontro de Casais co Cristo é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das
famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui na terra, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando caminhos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo”.

O documento 12 da CNBB, Orientações pastorais sobre o matrimônio,  afirma que “a evangelização do matrimônio e da família é missão de toda Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja”.

DADOS

No Estado de São Paulo, o ECC está presente em 41 das 47 Dioceses da regional. São  sete setores componentes de conjuntos destas dioceses, os quais se articulam para o trabalho pastoral.

Dados oficiais do ECC enviados pela coordenação do Regional Sul 1 informam que 268 cidades possuem o Encontro de Casais com Cristo. São 21.496 casais que atualmente fazem parte do movimento em todo o Estado de São Paulo.

 

Veja as fotos:

 

X