Bispo diocesano vai assessorar retiro do clero da Diocese de Coroatá

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy embarcou neste domingo (1º) para o Maranhão, onde irá assessorar o retiro do clero da Diocese de Coroatá, diocese irmã da Igreja Particular de Araçatuba. O bispo chegou no Estado na madrugada de segunda (2).

Dom Sergio vai assessorar retiro para o clero diocesano de Coroatá, entre 3 e 6 de março

O retiro começa na terça-feira (3)  e vai até a sexta-feira (6) na capital maranhense de São Luís. O bispo de Araçatuba também vai se encontrar o bispo de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira, bem como conhecerá as atuações laicais dos grupos, pastorais e movimentos locais.

Todo o povo diocesano é motivado a orar pela estadia do bispo, bem como pedir ao Espírito Santo que o capacite nessa missão. Dom Sergio tem retorno previsto para Araçatuba no próximo dia 10.

RAIO-X

A Diocese de Coroatá fica na região centro-leste do Maranhão, a 260 quilômetros de São Luís. O seu bispo é Dom Sebastião Bandeira. A diocese atende 16 cidades e fui fundada em 1977.

A irmandade das dioceses é fruto do Projeto Igrejas-Irmãs, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), instalado em 1979.  Nessa ação, as paróquias e dioceses trocam experiências missionárias e de evangelização.  Conforme a CNBB, “o objetivo do Projeto Igrejas-irmãs é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas”.

A união das duas Igrejas Particulares  ocorre desde agosto de 2017, quando a diocese maranhense avalizou em assembleia a parceria.