CNBB apresenta nova identidade visual e divulga manual de uso e reprodução

A CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil) apresentou neste mês de janeiro a sua nova identidade visual.  A marca é composta por uma figura (símbolo) de uma pomba com as asas abertas, sobreposta ao cajado do pastor.

A concepção da marca partiu do princípio de que a autoridade do pastoreio dos fiéis, isto é, o Ministério dos Bispos, é inspirado pela ação do Espírito de Deus. A especial efusão do Espírito Santo, de que foram repletos os Apóstolos pelo Senhor ressuscitado (cf. Act 1, 5-8; 2, 4; Jo 20, 22-23), foi comunicada por eles, através do gesto da imposição das mãos, aos seus colaboradores (cf. 1 Tim 4, 14; 2 Tim 1, 6-7).

Ministros, por vontade do Senhor, da apostolicidade da Igreja e revestidos com a força do Espírito do Pai, que governa e guia (Spiritus principalis), os Bispos são sucessores dos Apóstolos não apenas na autoridade e no poder sagrado, mas também na forma de vida apostólica, nos sofrimentos que padecem por causa do anúncio e difusão do Evangelho, no cuidado terno e misericordioso dos fiéis que lhe estão confiados, na defesa dos mais fracos, na solicitude constante pelo Povo de Deus (Pastores Gregis 43).

O Bom Pastor não abandona o seu rebanho, mas guarda-o e protege-o sempre por meio daqueles que, em virtude da participação ontológica na sua vida e missão, desempenhando de modo eminente e visível a sua parte de mestre, pastor e sacerdote, agem em sua vez. No exercício das funções que o ministério pastoral comporta, são constituídos seus vigários e embaixadores (Pastores Gregis 6).

A marca da CNBB, em seus símbolos sobrepostos, é definida num só conjunto de imagens, fazendo referência à unidade. A unidade do Episcopado é um dos elementos constitutivos da unidade da Igreja. De fato, por meio do corpo dos Bispos, a tradição apostólica é manifestada e guardada em todo o mundo; e a partilha da mesma fé, cujo depósito está confiado à sua guarda, a participação nos Sacramentos, cuja distribuição regular e frutuosa ordenam com a sua autoridade, a adesão e obediência que lhes é devida como Pastores da Igreja, são os elementos essenciais que compõem a comunhão eclesial. Precisamente porque permeia toda a Igreja, esta comunhão também estrutura o Colégio Episcopal e constitui uma realidade orgânica, que exige uma forma jurídica e é ao mesmo tempo animada pela caridade (Lumen gentium 20).

A ideia original é do saudoso Cardeal Arcebispo Emérito de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider, ex-presidente da CNBB.

Como uma ação prevista no Plano de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2019-2023), aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, a marca da Conferência passou por um processo de modernização à luz das premissas do designer contemporâneo, mantendo os elementos e símbolos originais que constituem a sua tradição.

A proposta de modernização da marca foi aprovada pelo episcopado brasileiro, na 59ª Assembleia Geral da CNBB, em agosto de 2022. A partir deste 18 de janeiro de 2023, inicia-se uma transição, de forma gradual e processual, junto aos diferentes atores que lidam com a marca (responsáveis pela comunicação dos regionais da CNBB, pastorais e organismos vinculados, comissões e Edições CNBB).

Disponibilizamos, anexo, o “Manual de Identidade Visual” da nova marca CNBB, cujo objetivo é orientar a sua adequada utilização, evitando erros e distorções em seu uso. Cabe a Assessoria de Comunicação da CNBB supervisionar e orientar a sua correta aplicação e a ela deverão ser enviadas as solicitações e pedidos do arquivo da marca quando for necessária sua utilização (imprensa@cnbb.org.br).

Downloads

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X