Diáconos Francis Morais e Rafael Lopes serão ordenados presbíteros no início de fevereiro

Dom Sergio e os diáconos Francis e Rafael, em 30 de abril de 2021

No Ano Vocacional, a Diocese de Araçatuba inicia 2023 com dois grandes acontecimentos para a sua caminhada de discipulado e de missão. Em fevereiro, os diáconos Rafael Lopes e Francis Morais serão ordenados presbíteros . Atualmente eles servem o diaconato em Andradina, nas paróquias Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, respectivamente.

Lopes será ordenado padre no dia 4 de fevereiro, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lavínia.  Já a ordenação presbiteral de Morais será no dia 11 de fevereiro, também às 19h30, na Paróquia Sant’Ana de Araçatuba. As duas missas serão presididas pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada pelo Clero da Diocese de Araçatuba e por padres convidados de dioceses vizinhas.

A confirmação da aprovação do pedido de ordenação dos diáconos foi divulgada em circular assinada pelo Bispo Diocesano e endereçada a toda as paróquias. No texto, Dom Sergio exulta toda a Família Diocesana a vivenciar este momento de fé para esta Igreja Particular.

“O Conselho de Presbíteros, em reunião do dia 14 de dezembro de 2022, aprovou o pedido de Ordenação Presbiteral dos Diáconos Francis Morais do Nascimento e Rafael Lopes da Silva. Recomendo vivamente a participação dos Presbíteros e Diáconos nas ordenações e o incentivo à participação de nosso querido povo, para que cresça o espírito de comunhão presbiteral e a fraterna convivência da família diocesana. Rezemos, desde já, pela graça da vocação, pela generosa resposta desses nossos irmãos e pela fecundidade do ministério que vão exercer na Igreja”, diz o Bispo na circular.

Lopes e Morais foram ordenados diáconos em 30 de abril de 2021, na Paróquia São Sebastião de Andradina.

HISTÓRICO (Conheça o histórico dos diáconos Francis Morais e Rafael Lopes)

Francis Morais do Nascimento

Filho de Francisco Morais do Nascimento e Geralda Luzia Neves do Nascimento (in memoriam), nascido aos 14 de março de 1990 na cidade de Araçatuba (SP), irmão de Marcela Morais do Nascimento Souza, Francisco Morais do Nascimento Junior, Antonio Morais do Nascimento Neto e Melissa Morais do Nascimento, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Araçatuba (SP), batizado aos 25 de dezembro de 2003 na cidade de Mirante do Paranapanema (SP) e crismado em 2010 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (SP) pelo Senhor Bispo Sergio Krzywy, iniciou seu processo formativo no ano de 2014, tendo como reitor Pe. José Manoel Messias, no Seminário Propedêutico São José Diocese de Araçatuba, localizado na cidade de Araçatuba (SP), continuando-o na Diocese de Marília, perfazendo os três anos do curso de Filosofia entre os anos de 2015 e 2017, tendo como reitor Pe. Márcio José Cattache, e os dois primeiros anos de Teologia entre os anos de 2018 e 2019, tendo como reitor o Pe. Dirceu Montovani e Pe. Carlos Augusto Martins Junior. Os dois últimos anos de Teologia, em 2020 e 2021, foram feitos remotamente por conta da pandemia da Covid-19, respectivamente, em casa e em 2021 no Seminário São José, sob a orientação do padre José Manoel Messias.

Pastoralmente, foi acompanhado na Paróquia São Francisco de Assis (Araçatuba-SP) por Pe. Geraldo Powidaiko em 2015 e 2016; na Paróquia São José (Piacatu-SP) e Paróquia Nossa Senhora das Graças (Santópolis do Aguapeí-SP)  por Pe. Edgar de Souza Lima em 2017 e, 2018 por Pe. Robson Leandro Suffi Hanna na Paróquia São José (Piacatu-SP) e Paróquia São Pedro Apóstolo (Gabriel Monteiro-SP); e recentemente na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Valparaíso-SP) e Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Bento de Abreu-SP) por Pe. José Arnaldo Bravalheri em 2019, 2020 e 2021.

Atualmente, reside na Paróquia São Sebastião da cidade de Andradina/SP, onde exerce o diaconato desde a sua ordenação.

Rafael Lopes da Silva

Filho de Cícero Fernandes da Silva e Aparecida Felipeti Lopes da Silva (in memoriam), nascido aos 29 de julho de 1993 na cidade de Santo André (SP), irmão de Ana Sara Lopes Dias da Silva, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Lavínia (SP), batizado aos 27 de novembro de 1993 na Paróquia São Rafael na cidade de São Paulo (SP) e crismado em 2008 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Lavínia (SP) pelo Senhor Bispo Sergio Krzywy, iniciou seu processo formativo no ano de 2014 no Seminário Propedêutico São José da Diocese de Araçatuba, no a

no de 2015 ingressou no curso de Filosofia na Faculdade João Paulo II, residindo no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, perfazendo os três anos do curso de Filosofia entre os anos de 2015 e 2017, tendo como reitor o Pe. Márcio José Cattache, deu prosseguimento à formação, no primeiro ano do Curso de Teologia residiu no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA) tendo por reitor Pe. Dirceu Montovani, e o segundo ano do Curso no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus tendo por reitor Pe. Carlos Augusto Martins, no ano de 2020, devido a pandemia de Covid-19, residiu junto a sua família na cidade de Lavínia, no ano de 2021 residiu no Seminário Propedêutico São José em Araçatuba, concluindo o curso de Teologia, sob a orientação do padre José Manoel Messias.

Pastoralmente, foi acompanhado nos anos de 2015 e 2016 na Paróquia São Pedro de Gabriel Monteiro/SP pelo Pe. Arnaldo Carvalheiro; entre os anos de 2017 e 2018 na Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes/SP pelo Pe. José Arlindo de Oliveira; 2019 a 2021 na Paróquia São Paulo Apóstolo de Araçatuba pelo Pe. Valdir Silvestre.

Atualmente, reside na Paróquia Nossa Senhora das Graças da cidade de Andradina/SP, onde exerce o ministério diaconal.

Fotos e reportagem: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação (todos os direitos reservados)