Dom José Carlos, primeiro Bispo de Araçatuba, morre aos 92 anos; velório e sepultamento ocorrem na Catedral

A Segunda Leitura do 8º Domingo do Tempo Comum deste dia 28 de fevereiro nos traz a reflexão sobre a vitória da Eternidade do Cristo sobre as trevas da morte. Por Ele, ensina Paulo aos Coríntios, chegamos à vitória por sermos firmes e inabaláveis. E justamente neste dia faleceu, aos 91 anos, em Sorocaba, cidade onde residia com familiares e sob cuidados médicos, Dom José Carlos Castanho de Almeida, o primeiro Bispo Diocesano de Araçatuba, e incansável em edificar esta Igreja Particular em seu início.

Dom José Carlos descansou na madrugada deste domingo, após anos sob cuidados médicos em uma clínica específica. Era sempre acompanhado pelo seu irmão João e outros familiares. Recebeu em dezembro de 2021 a última visita de Dom Sergio Krzywy, sucessor de Dom José a partir de 2004. Na ocasião, o padre José Carlos Guabiraba de Oliveira, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida. também o visitou, e fora parabenizado por Dom José pelos 25 anos de ordenação sacerdotal.

O Bispo Emérito de Araçatuba esteve à frente desta Diocese de 1994 a 2003, ano em que apresentou o seu pedido de renúncia por ter chegado aos 75 anos de idade, conforme previsto pelo Direito Canônico. Em 2022, Dom José completaria 40 anos de ordenação episcopal, em 2 de maio.

DESPEDIDA

Antes do corpo de Dom José vir para Araçatuba, onde será sepultado, foi celebrada a Santa Missa de corpo presente em Sorocaba, cidade onde vivia. Às 18h e às 20h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, o Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine presidiu as celebrações.

O corpo então será transladado para Araçatuba, onde chega na segunda-feira, pela manhã na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida. O velório será aberto ao público a partir das 10h, mas com o cumprimento das normas sanitárias, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Às 17h, Dom Sergio Krzywy e todo o Clero participarão da missa de Exéquias, presidida pelo Bispo Diocesano. Após a celebração, o corpo de Dom José será sepultado na cripta da Catedral. É o primeiro bispo que será sepultado no local, recentemente construído. O bispo emérito, anos atrás, manifestou por escrito o desejo de ser sepultado em Araçatuba.

IDENTIDADE

Em 2000, a Câmara Municipal de Araçatuba entregou a Dom José o título de cidadão araçatubense. Na ocasião, ele agradeceu a indicação e ressaltou a sua identidade com todo o povo diocesano. “Deus me deu o dom da amizade e me sentir bem com as pessoas. Gosto de viver aqui, até acostumei com o calor, especialmente do povo, que é alegre e feliz. Essa homenagem não é só para mim, mas para todo o Clero.

Em 2013, em uma de suas últimas visitas a Araçatuba, Dom José presidiu a Santa Missa de seu Jubileu de Diamante na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Em depoimento para a Rede Vida de televisão e para o portal da Diocese na época, ele recordou sua vivência por nove anos na Diocese.

“Eu gosto muito de Araçatuba. E me dei bem na cidade e consegui muitas amizades. Tive a oportunidade de visitar todas as comunidades. Foi muito alegre retornar e rever tanta gente querida. É gratificante ter o reconhecimento do povo nessa visita”, concluiu.

1 Comentário

• Descanse em paz Dom José Carlos. Com certeza já está nos braços do Pai. Nossos sentimentos a toda família enlutada.

Comentários estão fechados.