Dom Sergio celebra os 20 anos de ordenação episcopal em Santa Missa; veja as fotos

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy celebrou os seus 20 anos de ordenação episcopal em Santa Missa de ação de graças no dia 14 de agosto (quarta-feira) na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Araçatuba. A Santa Missa foi concelebrada pelos padres diocesanos e de ordens religiosas que atuam em nossa Diocese, bem como contou com representantes leigos das paróquias e ainda com religiosos e religiosas.

Durante a celebração, Dom Sergio expressou sua  gratidão pelos 20 anos à frente da Diocese de Araçatuba. Em seu depoimento,  o bispo destacou a beleza e o potencial pastoral da Diocese, ressaltando a colaboração e o compromisso dos párocos, padres, leigos, movimentos e religiosos. “É uma alegria imensa trabalhar nesta Diocese tão linda. Um campo vasto de ação pastoral, onde cada um, com seu trabalho, contribui para o crescimento espiritual e comunitário. Todos se sentem felizes em ser vistos e reconhecidos aqui em Araçatuba”, afirmou.

Padres, religiosos e leigos também fizeram suas homenagens em nome de toda a Diocese a Dom Sergio. O Bispo destacou ainda os 30 anos de criação e de instalação da Diocese de Araçatuba, destacando a missão de unidade ao Bom Pastor. Após a missa os presentes confraternizaram o almoço no salão paroquial. A ocasião ainda fora marcada pela confraternização do Dia do Padre, celebrado no último dia 4 de agosto.

Veja todas as fotos: (Créditos: Pascom da Paróquia Santo Antônio de Pádua)

HISTÓRIA

Nomeado bispo em 26 de maio de 2004 pelo então papa São João Paulo 2º, a ordenação episcopal de Dom Sergio ocorreu em Assis, em 14 de agosto de 2004. Seu Lema é “ide, fazei discípulos meus”. (Mt 28,19).

Duas semanas depois, à época, o então recém-ordenado bispo tomou posse como o segundo Bispo Diocesano da Diocese de Araçatuba em 29 de agosto, em missa solene no Ginásio Plácido Rocha.

O BRASÃO

1- O campo do brasão de Dom Sergio é dividido em três partes (quartéis)

– No primeiro quartel, em campo vermelho, encontramos uma coroa rodeada de 12 estrelas, representando Maria Santíssima e os Doze Apóstolos da Igreja Nascente. Esse símbolo foi inspirado no brasão do bispo Dom Antônio de Souza, em uma homenagem à Diocese de Assis, onde Dom Sérgio foi ordenado após ser padre, bem como ao Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, de Marília.

2 – Ao lado encontramos uma palmeira, árvore que representa a vitória,a alegria e a paz. Suas folhas verdes representam vida e ressurreição. É ainda uma menção ao município paranaense de Palmeira, cidade-natal do bispo diocesano, onde ele passou a infância.

– A simbólica bíblica também relaciona a palmeira à posição do justo, que “crescerá como palmeira” (Salmo 91,13). O discípulo fiel é como uma videira que produz frutos (vide Evangelho segundo João).

3- No terceiro espaço, abaixo dos outros dois, vemos um barco em alto-mar, com suas redes. Ele significa a comunidade de Deus em saída; a Igreja em missão obedecendo ao chamado de Cristo: ide!

– O azul do mar lembra a imensidão da messe e a urgente necessidade de lançar as redes às águas mais profundas.

– O barco ainda é uma homenagem às Comunidades da Arca e Fé e Luz do mundo inteiro.

– O barco com rede também faz menção a uma vida de travessia solidária.

4 – A frase abaixo do brasão “Ide, fazei discípulos meus” é o lema do bispo diocesano.

5 – As insígnias episcopais são evidenciadas pelo chapéu superior, pela cruz e pelas bordas laterais.

Reportagem com citações do texto da assessoria de Comunicação do UniSalesiano