O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na tarde desta terça-feira (22/4), na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a Santa Missa de sufrágio ao Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos na segunda-feira (21/4), em sua residência oficial. Na missa foram lidas as notas e comunicados da Diocese referentes à morte do pontífice, bem como o pedido de preces.
Fora afixado próximo da cruz do Ano Jubilar o retrato oficial de Francisco, numa menção honrosa ao papa que serviu a Igreja entre 2013 e 2025. Dom Sergio refletiu sobre o legado do Papa Francisco.
“Francisco deu passos muito significativos na atenção da Igreja às necessidades atuais, especialmente na proximidade com todos os povos. O papa nos motivou, logo na primeira Exortação Apostólica, Evangelii Gaudium, a viver e anunciar Jesus com alegria . Francisco ainda se preocupou muito com a paz no mundo e a fraternidade entre os povos, desejos tão expressos em seu testamento, conforme todos acompanharam”.
Dom Sergio ainda afirmou que é necessário agradecer a Deus pelo pontificado de Francisco. “E hoje, mesmo que comovidos, temos esta oportunidade de agradecer a Deus pelo pontificado de Francisco”.
Ao final da missa, Dom Sergi0 leu ainda o decreto municipal do prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, que publicou os sete dias de luto oficial no município .
COMUNICADO
o Bispo ainda leu o comunicado emitido na tarde desta terça e divulgado para as paróquias e os seus sacerdotes. No comunicado, Dom Sergio orienta a continuidade das orações em sufrágio do Papa, bem como que no dia do sepultamento façam o soar do sino das paróquias e comunidades se possível.
Leia na íntegra o comunicado:
Queridos irmãos e irmãs
No domingo, 20 de abril, celebramos com o Papa Francisco a Páscoa do Senhor. No dia seguinte, ele celebrou sua própria Páscoa, partindo ao encontro do Cristo Ressuscitado. Cremos, com confiança, que agora participa do banquete eterno preparado pelo Pai. 0 falecimento do Papa Francisco gerou comoção no mundo todo, refletindo o alcance de seu carisma, que foi além das fronteiras de Igreja. Com ineg6vel simplicidade, sua proximidade com os marginalizados e sua fé serena revelavam um verdadeiro discípulo de Jesus. Sua humanidade cativava abrindo corag6es para o anúncio do Evangelho. Várias comunidades de nossa Diocese já se uniram em oração pelo Papa Francisco.
Peço que as demais comunidades paroquiais, em horário oportuno durante a semana, unam-se em oração pelo Santo Padre o Papa. Em nossas Igrejas, no momento do sepultamento, façam soar os sinos em reconhecimento, gratidão e prece pelo pastoreio do Papa Francisco. Pego, ainda, orações para o Conclave a seguir, e que os Cardeais, conduzidos pelo Espirito Santo, elejam o novo Pontífice para conduzir a igreja.
Em Jesus Cristo, o Bom Pastor
Dom Sergio Krzywy
Bispo Diocesano de Araçatuba
Deixe um comentário