Dom Sergio sobre a Quaresma. “Rasguemos o nosso coração para abrirmos à graça de Deus, pelo Espírito Santo”

Dom Sergio ressaltou que a Campanha da Fraternidade é um aceno para a prática quaresmal. Fotos: Cláudio Henrique

Em homilia na Santa Missa na Quarta-feira de Cinzas, presidida na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida (22/2), o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy motivou os fiéis a vivenciarem o tempo favorável de conversão e proximidade com Deus na Quaresma. O Bispo destacou que a História de Salvação sempre abriu espaços para a conversão e reconciliação de amor.

Citando trecho da Liturgia e ainda passagens bíblicas que mencionam Noé, Jonas e outros personagens, Dom Sergio conclamou os presentes a enxergarem as riquezas litúrgicas e de fé que a Igreja proporciona.

“Esse tempo que a Igreja nos oferece é favorável. Devemos olhar de coração aberto para as riquezas que a Igreja nos oferece para retomarmos a nossa vida . Que rasguemos o nosso coração verdadeiramente para abrirmos à graça de Deus, pelo Espírito Santo que renova e nos coloca novamente no caminho do Senhor, vivendo como filhos queridos , segundo os desígnios de Deus”, afirmou.

Para o Bispo Diocesano, a Campanha da Fraternidade é um aceno fundamental para o gesto concreto de fé. Explicando o tema da CF (Fraternidade e Fome), Dom Sergio alertou para a necessidade de realizar o bem. “A Campanha da Fraternidade já e um aceno . Temos que ir ao encontro dos irmãos que clamam por dignidade , pois devemos realizar o bem que há em nós em favor dos que mais precisam”.

O presidente da celebração Eucarística ainda destacou os termos caridade, oração e jejum para lembrar o compromisso de amor com Deus. “Deixai-vos reconciliar com Deus. Usai da vossa disposição para também se reconciliar com os irmãos. Lembro as necessidades da caridade, oração e jejum. A caridade nos leva ao encontro com o irmão e o jejum nos devolve a autonomia da existência, para viver como ser livre e criterioso, decidindo segundo Deus. E a oração é o nosso encontro vital com Deus”.

UNIDADE

Concluindo, Dom Sergio refletiu a unidade dos fiéis em torno do compromisso quaresmal, rumo à Páscoa. “Vejam a beleza do tempo litúrgico na vida da Igreja. Onde quer que o cristão esteja ele está celebrando a abertura do tempo quaresmal. Celebramos, mesmo distantes, em comunhão. A igreja proporciona a todos a mesma riqueza. Continuemos de coração aberto. Queremos  mergulhar nesse tempo favorável. Sigamos o exemplo de Paulo: vamos nos reconciliar com Deus”, concluiu.