Bispo diocesano visita e preside missa em comunidade quilombola no Maranhão

Texto de Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação Diocesana

Dentro dos compromissos pastorais de sua visita a Diocese de Coroatá (MA), o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy visitou neste sábado (7/3) a Comunidade Quilombola Piqui da Rampa, que fica a 27 quilômetros de Vargem Grande, cidade da Igreja Particular coroatense.

Dom Sergio visita Comunidade Piqui da Rampa, em Vargem Grande (MA)

O bispo de Araçatuba presidiu a Santa Missa, visitou casas e conversou com os moradores locais. Piqui da Pedra é uma das centenas comunidades quilombolas do Maranhão, sendo criada no Século 19 e que até hoje preserva os seus costumes culturais e e econômicos, como a agricultura.

Um dos destaques da comunidade é a Festa da Farinha, que há mais de 20 anos promove o local e agrega recursos. A festa foi idealizada em parceria com a Paróquia São Sebastião, uma das igrejas de Vargem Grande. A preservação do verde também é um atrativo para quem conhece o local.

A CIDADE

Já Vargem Grande tem por atração as festividades de São Raimundo Nonato dos Mulundus. Em 31 de agosto, vaqueiros e fiéis da região fazem uma romaria de 9 quilômetros até Paulica, povoado de Vargem Grande que tem o Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus. As festividades duram por dias e é uma das mais tradicionais da Diocese de Coroatá.

VISITA

Dom Sergio permanece em Coroatá até terça-feira (10). Entre os dias 3 e 6 de março ele assessorou retiro espiritual para o clero da diocese local. Nos próximos dias ele visita paróquias, grupos e comunidades, cumprindo os propósitos do projeto de Igrejas-Irmãs entre as dioceses paulista e maranhense.

VEJA ABAIXO ALGUMAS IMAGENS: (Confira outras em nossa galeria de fotos: https://diocesedearacatuba.com.br/?post_type=fotos&p=4263&preview=true)

1 Comentário

• Muito prazeroso conviver nessa diversidade, parabéns D. Sérgio pelo compromisso missionário com a Diocese de Coroata, seus padres e Bispo D. Sebastião e todo povo abençoado..

Comentários estão fechados.