Em homilia de Finados, Dom Sergio destaca o amor no Espírito Santo como consolo e paz; confira as fotos

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu na manhã desta terça-feira (2/11) a Santa Missa de Finados na Paróquia Sant’Ana de Araçatuba. Concelebrou com Dom Sergio o pároco local, padre Fernando Stanicheschi.

Em sua homilia, Dom Sergio refletiu a data de oração pelos entes queridos a partir de aspectos-chave da Liturgia da celebração. A partir da primeira leitura  (Jó 19,21-27), o Bispo Diocesano  salientou os sinais de amor contidos na Palavra e que nos conforta com a esperança da Ressurreição: “A liturgia é rica de luz para alimentar a nossa fé e a nossa caridade, como uma Igreja que caminha. A primeira leitura abre o nosso coração para nós. Os que estiveram conosco hoje estão participando deste banquete mencionado na leitura do livro de Isaías”, explicou

No Salmo Responsorial (Salmo 24), continuou Dom Sergio, o salmista reconhece a caridade e a misericórdia de Deus.  “No dia de hoje, a Igreja nos ensina a rezar pelos entes queridos, reconhecendo nessa bondade a abrindo o nosso coração. Com o seu bálsamo ele cura as nossas dores enlutadas”.
Ainda de acordo com o Bispo Diocesano, “nós devemos ser doceis ao Espírito Santo, pois pela ação dele chamamos Deus de Pai. Devemos ter espírito filial no relacionamento com Deus. Nós participamos da família do Senhor, pela ação do Espírito. Somos peregrinos no mundo, mas encontramos sentido em nossa vida na confiança em Deus”.
Evangelho
No Evangelho (Mateus 25,31-46) , Dom Sergio refletiu que seremos cobrados pelo que fazemos em nossa vida, pelo amor. “Jesus nos ensina o amor dado aos pequeninos. Olhar o irmão necessitado e olhar caridosamente para com ele. Vamos manifestando a nossa fé de modo concreto pela caridade. A garantia de vida plena em Deus, pelo Espírito, nos prepara para o banquete na Glória Eterna.
Símbolos
O Bispo ainda refletiu os significados de fé que contêm os símbolos que encontramos ao visitar os cemitérios.
“A cruz lembra a vida doara pelo Cristo. Ele é a nossa referência.  Somos ressurgidos pela vida nova . As flores são a expressão do nosso amor e do nosso carinho e da nossa alegria pelos irmãos que viveram conosco. Já a vela acesa simboliza a vida. Devemos consumir a nossa vida com a chama acesa da vida em Deus, na comunhão com os irmãos e a vivência da nossa fé. E por fim, a oração, que é alimentar o coração com o espírito de Deus em nós . Como o salmista ensina na Liturgia de hoje, elevemos a Deus a nossa alma”, concluiu.
VEJA AS FOTOS 
X