Em missa de ação de graças pelos 40 anos de ordenação, Dom Sergio destaca o amor e a gratidão a Deus

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy celebrou na segunda-feira (18/12) os seus 40 anos de ordenação presbiteral em Santa Missa solene na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba. A missa contou ainda com a concelebração do Bispo de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, e do Clero Diocesano.

Estiveram presentes ainda religiosos, religiosas, seminaristas, líderes e agentes de pastoral, leigos de todas as paróquias da Diocese e ainda autoridades civis, como o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges,  a vice-prefeita do município, Edna Flor, e a primeira-dama , Deomerce Damasceno.

As primeiras palavras de acolhida do Bispo e saudação a todos foi ministrada pelo Vigário-Geral Diocesano, padre Charles Borg. A homilia também foi conduzida por ele, a pedido de Dom Sergio. Em sua reflexão, Borg destacou a identidade e a promoção da paz como marcas do presbiterado e pastoreio do Bispo

O Vigário-Geral, padre Charles Borg, fez a homilia a pedido do Bispo

“Nesta data, caríssimo Dom Sergio, a Diocese de Araçatuba dá graças a Deus porque o Senhor disse sim a um chamado. Somente Deus sabe quantas vidas foram afetadas com este sim Roga, igualmente, a Diocese para que o seu sim persista tão vibrante e apaixonado a ponto de contagiar (…) todo o rebanho confiado ao seu ministério”, afirmou.

(leia na íntegra a homilia clicando aqui)

HOMENAGENS

Nas homenagens ao Bispo, foram lidas mensagens dos leigos e do Clero a Dom Sergio. A mensagem dos leigos foi lida por Bruno Simão, da Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu.

A mensagem do Clero foi lida pelo padre Edgar Souza. Nela, o sacerdote destacou o pastoreio de Dom Sergio, bem como a proximidade do Bispo com os familiares dos padres e o cuidado ao conduzi-los.

Num gesto concreto, o frei Mauro Strabelli Ofmc, o padre mais idoso presente na Santa Missa, e o padre Francis Morais, o mais recente ordenado por Dom Sergio, deram um abraço ao bispo, em forma de representação de todo o Clero.

“Deus colocou em meu coração e na raiz da minha vida pessoas simples para que eu nunca esqueça dos pobres”.

Em sua mensagem de agradecimento, Dom Sergio destacou a gratidão em três etapas: ao amor de Deus, à Igreja, e à Diocese de Araçatuba, onde o Bispo passa 19 dos seus 40 nos de presbiterado, completando em 2024 20 anos de episcopado.

“Quero agradecer em três momentos: primeiro momento, agradeço o amor de Deus por mim, desde o seio materno. Deus me trouxe com muito carinho e ternura manifestou seu amor para comigo. Me sinto profundamente amado por Deus pelas pessoas e pelos acontecimentos, e especialmente pela minha mãe e pelo meu pai, na transmissão da fé para mim e para meus irmãos . Ele se manifestou a mim nas pessoas simples”.

Dom Sergio destaca a ação pastoral e o cuidado aos mais necessitados.

“Agradeço a Deus pelos pobres que Ele colocou em minha vida. Deus colocou em meu coração e na raiz da minha vida pessoas simples para que eu nunca esqueça dos pobres”.

AÇÃO EVANGELIZADORA

Dom Sergio abordou num segundo momento a importância das mudanças feitas pela Igreja durante o seu processo de maturidade vocacional e firmamento nas ações de evangelização

“O segundo agradecimento que faço é à Igreja. Nasci em tempos de muitas mudanças e de ensinamentos importantes. Quantas mudanças na vida da Igreja que tocaram em minha vida. Mas esse amor é o primeiro agradecimento ao Deus que me ama e me fez amar. Me deu liberdade de escolher esta vocação. Respondi ao amor de Deus por mim”.

Ele ainda destacou o Concílio Vaticano 2º como avanço na ação evangelizadora , colocando os leigos atuando na Igreja e no trabalho pastoral. “Devo agradecer ainda a muita gente boa que me acolheu nestes 40 anos e que motivaram na ação de Deus. Temos que recuperar a nossa história de fé mais e mais, animando e recuperando o sentido de nossa vida”, afirmou.

DIOCESE

“O terceiro agradecimento que faço é à Diocese de Araçatuba. “A metade destes 40 anos vivi aqui. Há duas décadas vocês me acolhem muito bem, desde os presbíteros até as comunidades. Nós vamos crescendo na comunhão e a identidade nossa vai ser fortalecendo”.

“O Bom Pastor é o modelo principal, e nós somos instrumentos Dele. Que Deus nos conceda mais e mais bênçãos e graças. E que nossas comunidades possam celebrar o dom de administrarmos esse amor e a fidelidade, apesar de nossas fragilidades, em alegre ação de graças ao Bom Pastor”, concluiu.

Redação e Fotos: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação (MtB: 58.880)

Todos os  direitos reservados