Liturgia da Solenidade do Natal do Senhor é celebrada somente a partir da tarde de domingo; veja os horários de missas em toda a Diocese

As comunidades que formam as 34 paróquias da Diocese de Araçatuba já estão se preparando para a celebração da Santa Missa do Natal do Senhor. As celebrações ocorrerão entre a noite do dia 24 e o dia 25 de dezembro (domingo e segunda-feira), em horários diversificados para que todo o povo de Deus, consiga celebrar em comunidade este rico período da liturgia.

Entre a noite do dia 24 e o dia 25, as paróquias contam com uma ampla quantidade de horários para facilitar o acesso dos fiéis às celebrações, sendo muitos de outras localidades que estão com familiares e amigos e que são acolhidos nas comunidades.

ATENÇÃO AOS PRECEITOS

Neste ano, contudo, é preciso observar o dia de preceito da Santa Igreja neste Natal com atenção, pois a liturgia do Natal é celebrada apenas na tarde e noite de domingo e na segunda-feira. Isso porque a liturgia dominical da manhã é reservada ao quarto do domingo do Advento.

Conforme nota explicativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), neste ano a Missa do 4º Domingo do Advento é celebrada desde a noite do dia 23 de dezembro até às 15h do dia 24 de dezembro (domingo e véspera de Natal). Somente a partir da tarde, portanto, estaremos já na liturgia da Solenidade do Natal.

A conferência reforça que o domingo do Advento em si é um dia de preceito, assim como no Natal. “São dois preceitos diferentes e em dias diferentes (…) É preciso participar de uma missa para cada preceito”, afirma.

Ou seja: o fiel deve participar da Santa Missa do Quarto Domingo do Advento ou no final da tarde/noite de sábado (23) ou na manhã de domingo (24), bem como participar da Santa Missa de Natal ou no domingo à noite (24) ou na segunda-feira (25).

A DATA

Segundo o padre Orivaldo Pereira Filho, Chanceler Diocesano, o Natal é um tempo oportuno de reconciliação e de renascimento.

“O Natal significa nascimento. Ao celebrar o Natal anualmente, revivemos e somos responsivos a José, que à época clamava por um lugar para Jesus ficar abrigado. Hoje é o coração nosso que se abre ao Menino Deus. O Natal celebrado nos faz cumprir este propósito. A Igreja se torna uma manjedoura para acolher Jesus que nasce”, explica.

CONFIRA OS HORÁRIOS DAS MISSAS DE NATAL (DIAS 24 E 25/12) EM TODA A DIOCESE DE ARAÇATUBA