A Capela São Domingos Sávio, do Colégio Salesiano de Araçatuba recebeu, nesta quinta-feira (04/12), o velório do Padre Dídimo de Campos Filho, que faleceu na tarde do dia 03 de dezembro, aos 71 anos, após longo período de enfermidade.
Às 15h30, foi celebrada a missa de corpo presente, presidida pelo Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, e, às 17h, o corpo seguiu em cortejo para o sepultamento no Cemitério da Saudade. A celebração reuniu religiosos, familiares, ex-alunos e membros da comunidade em um momento de profunda oração e gratidão pela vida do Pe. Dídimo.
Este Sacerdote Salesiano dedicou 46 anos de sua vida à Congregação Salesiana e celebrava 38 anos de sacerdócio. Nascido em 25 de setembro de 1954, em Corumbá (MS), iniciou sua caminhada vocacional em 1975, na Casa Salesiana de Campo Grande. Fez o noviciado em São Carlos (SP), onde professou seus primeiros votos em 1979. A profissão perpétua ocorreu em 1985, em Campo Grande.
Sua formação acadêmica também foi marcada pela trajetória salesiana. Estudou na Cidade Dom Bosco, em Corumbá, e no Instituto São Vicente, em Campo Grande. Concluiu a graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena (SP), em 1981, e prosseguiu com estudos teológicos no Instituto Pio XI, em São Paulo. Especializou-se ainda no Itepal (CELAM), em Bogotá, com foco em Inculturação da Liturgia. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987, em sua cidade natal, por Dom Vitório Pavanello – SDB.
Ao longo de sua missão, desempenhou diversas funções pastorais e administrativas em comunidades salesianas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Oeste do Estado de São Paulo. Atuou como coordenador de pastoral, diretor pedagógico, vice-diretor, capelão, vigário paroquial, diretor, pároco e ecônomo em cidades como Coxipó da Ponte, Corumbá, Lins, Campo Grande, Nova Xavantina, Sangradouro, Cuiabá, Barra do Garças e Araçatuba.
Nos anos mais recentes, foi reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá, onde conduziu importantes ações de assistência às populações vulneráveis. Em reconhecimento a esse trabalho, recebeu, em 2022, o título de Cidadão Mato-Grossense pela Assembleia Legislativa.
No ano de 2021 exerceu a função de pároco da Paróquia São João Bosco, em Lins, e em Janeiro de 2025, iniciou seus trabalhos na Comunidade Salesiana de Araçatuba.
Pe. Paulo Vendrame, diretor da presença Salesiana em nossa cidade lamentou a morte do Pe. Didimo: “Tive a oportunidade de trabalhar vários anos com Pe. Didimo. Um irmão rico de dons e de fácil amizade. Seu amor para com os jovens e os mais pobres sempre o identificou. Amava música e samba, e seu time de coração era o Flamengo. Sua presença era sinônimo de alegria e trabalho. Viveu um verdadeiro calvário no campo da saúde nos últimos sete meses de sua vida. Ontem ele fez sua Páscoa com Cristo. Perdemos um salesiano no trabalho deste mundo, mas ganhamos um intercessor no céu. Agora descansa nos braços de Deus Pai, a quem amou e serviu nesta vida”.
*Texto enviado pelo padre Paulo Vendrame SDB
Deixe um comentário